Filmes

Lista

Besouro Azul: Vilões, conexão com DCU e mais pontos para notar no trailer

Longa tem estreia marcada para agosto

03.04.2023, às 14H00.
Atualizada em 28.02.2024, ÀS 00H45

Depois de meses de espera, a Warner Bros. finalmente revelou o trailer do aguardado Besouro Azul, o primeiro herói latino da DC Comics a ganhar uma adaptação nos cinemas. A prévia, divertida e cheia de ação, apresenta Jaime Reyes, o protagonista vivido por Xolo Maridueña, assim como dá pistas relevantes sobre como será sua inesperada jornada como herói.

A seguir, confira os principais pontos para notar na primeira prévia:

OLHA A BRUNA MARQUEZINE!

Besouro Azul/Warner Bros/Reprodução

Por mais empolgados que estejamos com a chegada do novo herói da DC, não dá para fingir costume diante do fato de que temos uma representante brasileira nesse filme. Depois de meses de especulações, finalmente o trailer revelou as primeiras cenas da atriz Bruna Marquezine como Jenny.

Embora a prévia não dê conta de dar muitos detalhes sobre quem é sua personagem, é evidente que ela e o protagonista, Jaime, têm mais do que algum grau de familiaridade quando se encontram naquele imponente edifício corporativo. Ela confia nele o suficiente para entregar o que descreveu como “uma arma de destruição de mundos”. Quer dizer, não apenas ela está tentando impedir que o tal do Escaravelho caia nas mãos erradas, como ela vê naquele jovem um aliado em potencial. O que ela não sabia, porém, é que seria de certa forma responsável por lançá-lo em sua carreira de herói.

Fora o trailer, sabe-se que Jenny é inspirada em uma personagem dos quadrinhos chamada Penny, e que no filme será filha de um pai americano com uma mãe latina — em entrevista à Folha, porém, a atriz não especificou a nacionalidade dela. Especula-se, ainda, que ela possa ser parente da personagem de Susan Sarandon, a vilã Victoria Kord — nesse caso, existe a possibilidade de Jenny ter algum grau de parentesco também com o até agora ausente Ted Kord, que já assumiu o manto do Besouro Azul nas HQs.

O ESCOLHIDO

Besouro Azul/Warner Bros/Reprodução

A imponência com que Jaime é primeiro apresentado no trailer não corresponde à realidade. Embora tenha pose de ricaço, o jovem na verdade acabou de sair da faculdade e está tentando se reencontrar agora de volta ao lar, com o apoio incondicional da sua família. Porém, suas aspirações pessoais, quaisquer fossem elas, imediatamente ficam em segundo plano quando recebe de Jenny aquele Escaravelho nada inofensivo, escondido em uma embalagem de hambúrguer.

Ao se deixar pela curiosidade, porém, mais do que descobrir o que guardava para a amiga, ele tem seu destino traçado pelo objeto. Isso porque, como descreveu a primeira sinopse, "o Escaravelho o escolhe para ser seu hospedeiro simbiótico", definindo não só seu novo propósito, como também dando início a uma jornada emocionante — para o bem e para o mal.

*SEM* MENTOR

Besouro Azul/Warner Bros/Reprodução

Diferentemente de outros jovens heróis, o trailer revela que Jaime terá que descobrir por conta própria como lidar com o Escaravelho e todos os seus poderes. No início, não é nada fácil: ele literalmente deixa a atmosfera da Terra sem querer e, quando retorna, o faz em queda livre, praticamente colocando fogo em si mesmo. No entanto, graças a uma inteligência artificial embutida — sua J.A.R.V.I.S. particular, digamos —, aos poucos ele desvenda que o objeto pode criar tudo o que ele pedir, e eventualmente ele se mostra preparado para entrar em ação contra os capangas da vilã.

“ARMA DE DESTRUIÇÃO DE MUNDOS”

Besouro Azul/Warner Bros/Reprodução

O trailer não revela muitas informações sobre a origem do artefato, isto é, se foi criado em laboratório ou se veio de outro mundo. Sabe-se que é uma arma de destruição de mundos e, portanto, é muito perigosa, principalmente se cair nas mãos erradas. Ela também tem livre arbítrio, ou seja, pode tanto seguir as ordens de quem tem sua posse, como tomar decisões por conta própria.

No entanto, nos quadrinhos, o Escaravelho foi encontrado em uma tumba do Egito Antigo pelo arqueólogo Dan Garrett, o primeiro Besouro Azul. Décadas depois, este mesmo objeto viria a parar nas mãos de Jaime Reyes. Agora, resta saber se o filme será completamente fiel à premissa original, ou se a tornará de alguma forma particular.

UMA VILÃ

Besouro Azul/Warner Bros/Reprodução

A atriz Susan Sarandon aparece brevemente no trailer, declarando que é a dona e proprietária do Escaravelho. Seu tom é suficiente para caracterizá-la como a antagonista de Jaime, mas as informações a seu respeito param por aí.

De acordo com as primeiras informações sobre a personagem, Victoria é uma personagem original do longa. Entretanto, ela já fez sua estreia nos quadrinhos, na edição nº2 de Blue Beetle: Graduation Day, em fevereiro deste ano. No gibi, fica estabelecido que ela é irmã de Ted Kord, o segundo homem a assumir o título de Besouro Azul.

Mas, se no filme ele está ausente — pelo menos, por enquanto —, nos quadrinhos ele está muito vivo. Ou seja, a HQ explica por que ela se sente dona do Escaravelho, mas ainda é preciso entender o paradeiro de Ted e, claro, como ele será incorporado à trama do filme. As respostas devem vir só mais para frente, mas uma coisa é fato: a nave de Ted está na prévia. Então, de alguma forma, o personagem estará representado.

E UM VILÃO

Besouro Azul/Warner Bros/Reprodução

Tão rápido quanto a aparição de Victoria, o trailer também dá um vislumbre de um vilão clássico do Besouro Azul: Conrad Carapax, mais conhecido como o Homem Indestrutível. Interpretado por Raoul Trujillo, o personagem aparece no filme com um visual bastante diferente das HQs — isto é, com mais pelos e menos armadura —, anunciando que a família de Jaime pode ser sua maior fragilidade. E só.

Por sorte, os quadrinhos oferecem um pouco mais de informações. Assim como o primeiro Besouro Azul, Carapax era um arqueólogo — aliás, tinha até uma relação de rivalidade com Dan Garrett. Seu destino se cruza com a família Kord quando tenta investigar o que seu adversário tanto procurava quando morreu. É no laboratório que um dia pertenceu a Jarvis Kord, tio de Ted, que Carapax se transforma acidentalmente no Homem Indestrutível ao transferir sua mente para um corpo robótico. Assim, ele ganha superforça, resistência e a capacidade de absorver energia.

Logo, são grandes as chances de que a cena mostrada no trailer seja um flashback, talvez até da sua origem como vilão.

FAMÍLIA: FRAGILIDADE OU VANTAGEM?

Besouro Azul/Warner Bros/Reprodução

A família Reyes tem um papel essencial na vida do protagonista — e, tratando-se da história de um herói latino, não poderia ser diferente. Embora Carapax a enxergue apenas como uma vulnerabilidade do Besouro Azul, o trailer mostra mais de uma vez como todos os membros são, no fundo, importantes para que Jaime siga em frente. Afinal, eles o estimulam a se arriscar, ao mesmo tempo que o lembram de que ele precisa ser responsável.

Dentro da estrutura da história, por sua vez, ficou evidente que os Reyes terão uma função cômica na jornada de autodescoberta de Jaime. 

CONEXÃO COM DCU

Besouro Azul/Warner Bros/Reprodução

A prévia deixou para seu último instante estabelecer a conexão entre Besouro Azul e o restante do DCU. No momento em que Jaime apresenta ao pai seu esconderijo, cheio de gadgets e figurinos, ele compara o espaço à Bat-caverna. A menção ao Homem-Morcego, no entanto, não agrada em nada o patriarca, que logo o chama de “fascista”.

Para além do teor do comentário, engraçado e, convenhamos, pertinente, o aceno deixa no ar a qual Batman ele se refere: se o do Ben Affleck ou do Michael Keaton, já que ambos voltarão em Flash. A hipótese menos provável é que seja o Battinson, já que ficou determinado que os filmes e séries do universo idealizado por Matt Reeves estarão fora do DCU.