Após a morte prematura do criador Akira Toriyama, os direitos de quem possui Dragon Ball estão incertos no momento, com uma disputa centrada em Akio Iyoku. As informações são do ComicBookMovie.
- Fãs prestam homenagens ao criador de Dragon Ball; veja
- Emocionada, dubladora de Goku, Masako Nozawa se despede de Akira Toriyama
Iyoku era antigo chefe da Shueisha (editora de Dragon Ball) Dragon Ball Room - um grupo formado pela empresa em 2016 para tomar decisões relacionadas a tudo sobre Dragon Ball. No entanto, ele recentemente decidiu se tornar independente e estabeleceu uma nova empresa chamada Capsule Corporation.
Segundo as informações, Shueisha estava insatisfeita com algumas das ações que Iyoku tomou durante seu mandato como chefe do Dragon Ball Room - especificamente, que ele frequentemente tomava decisões com base nos desejos de Toriyama, não necessariamente no que os executivos da empresa queriam.
- Eiichiro Oda, autor de One Piece, presta condolências
- Masashi Kishimoto, de Naruto, lamenta morte de Toriyama: "não sei como lidar"
Toriyama, então, decidiu tornar Iyoku seu porta-voz para todos os assuntos comerciais relacionados a Dragon Ball.
Com a morte do criador da franquia, a disputa sobre se a Shueisha ou a Capsule Corporation (de Akio Iyoku) tem a palavra final sobre assuntos comerciais relacionados à franquia permanece sem resolução. Segundo informações do portal, a família de Toriyama terá que se envolver para decidir qual empresa tem a palavra final.
Segundo o site Kanzenshuu, a Shueisha possui os direitos sobre o mangá, enquanto a Capsule Corporation detém a licença de videogames e animes da propriedade intelectual.