Mangás e Animes

Notícia

Dragon Ball | Após morte de Toriyama, com quem ficarão os direitos da franquia?

Disputa terá que ter a intervenção da família do autor

24.07.2024, às 21H34.
Atualizada em 25.07.2024, ÀS 11H23

Após a morte prematura do criador Akira Toriyama, os direitos de quem possui Dragon Ball estão incertos no momento, com uma disputa centrada em Akio Iyoku. As informações são do ComicBookMovie

Iyoku era antigo chefe da Shueisha (editora de Dragon Ball) Dragon Ball Room - um grupo formado pela empresa em 2016 para tomar decisões relacionadas a tudo sobre Dragon Ball. No entanto, ele recentemente decidiu se tornar independente e estabeleceu uma nova empresa chamada Capsule Corporation.

Segundo as informações, Shueisha estava insatisfeita com algumas das ações que Iyoku tomou durante seu mandato como chefe do Dragon Ball Room - especificamente, que ele frequentemente tomava decisões com base nos desejos de Toriyama, não necessariamente no que os executivos da empresa queriam.

Toriyama, então, decidiu tornar Iyoku seu porta-voz para todos os assuntos comerciais relacionados a Dragon Ball.

Com a morte do criador da franquia, a disputa sobre se a Shueisha ou a Capsule Corporation (de Akio Iyoku) tem a palavra final sobre assuntos comerciais relacionados à franquia permanece sem resolução. Segundo informações do portal, a família de Toriyama terá que se envolver para decidir qual empresa tem a palavra final.

Segundo o site Kanzenshuu, a Shueisha possui os direitos sobre o mangá, enquanto a Capsule Corporation detém a licença de videogames e animes da propriedade intelectual.