Christopher Nolan foi só elogios a Duna durante uma conversa com o diretor do filme, Denis Villeneuve, após uma exibição especial em Los Angeles ontem (25). No encontro, registrado pelo THR, Nolan admitiu já ter assistido ao longa do colega várias vezes.
"É um dos melhores casamentos entre fotografia live-action e efeitos visuais gerados por computador que eu já vi. É muito envolvente. Acho que este filme vai introduzir toda uma nova geração de fãs a Duna, pessoas que nunca leram o livro, e agora talvez leiam. É um trabalho extraordinário", definiu.
Nolan disse que, ao ver o novo Duna repetidas vezes, se viu "descobrindo novas coisas a cada vez, detalhes da construção de mundo". "A forma como este filme é feito é para a tela grande, absolutamente. É um grande prazer assisti-lo, e Duna é um presente para amantes de cinema em todo o mundo", completou.
- Leia a crítica de Duna
- Entenda a influência de Duna no mundo da ficção científica
- Conheça os personagens de Duna
- Dicionário: entenda os termos criados por Herbert para o universo de Duna
Na nova adaptação de Duna, Paul Atreides (Timothée Chalamet) é um aristocrata cuja família aceita controlar o planeta-deserto Arrakis, produtor de um recurso valioso e disputado por diversas famílias nobres. Ele é forçado a fugir para o deserto - com a ajuda de sua mãe - e se junta a tribos nômades, eventualmente liderando-as por conta de suas habilidades mentais avançadas.
O livro de Frank Herbert é conhecido como uma das obras mais complexas da história da ficção científica, e já rendeu uma adaptação para as telonas dirigida por David Lynch, em 1984. No Brasil, os livros da franquia Duna são publicados pela Editora Aleph.
Duna está em cartaz nos cinemas brasileiros e, de acordo com a janela de exibição, deve entrar no mês que vem para o catálogo da HBO Max.
O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).