O diretor Denis Villeneuve não gosta da ideia de que Duna: Parte 2, o seu mais recente filme, continue a ser a maior bilheteria de 2024 no começo de junho. Durante a premiação do Canadian Screen Awards na sexta-feira (31), o cineasta se disse frustrado com a informação.
"Eu estou desapontado que ainda sou o número um. Espero que em breve existam outros grandes sucessos na bilheteria", disse Villeneuve no evento. "Eu espero que a temporada de verão seja muito melhor [do que foi até o momento]."
Ele ainda defendeu a distribuição nos cinemas durante o discurso, citando Guerra Civil, de Alex Garland, como exemplo. "Eu acho que os filmes são experiências de cinema, que vão abraçar por completo o poder da sala, e eu não estou falando apenas de Duna: Parte 2. Claro que estou falando de muitos filmes. Um filme como Guerra Civil é um bom exemplo de um filme que usou absolutamente todo o poder do cinema. Eu tive sorte que a Parte 2 encontrou o público, mas eu queria que isso acontecesse com mais frequência, honestamente."
Os comentários de Villeneuve acontecem frente às duras semanas da bilheteria americana. De acordo com o Deadline, a arrecadação dos cinemas dos Estados Unidos este ano e até o momento está 66% abaixo da média do ano passado. Filmes como Furiosa: Uma Saga Mad Max, O Dublê e Amigos Imaginários são alguns exemplos de grandes lançamentos que não bateram as expectativas do mercado.
- Timothée Chalamet e Glen Powell terão aumento de salário após sucessos de 2023
- Duna | Entenda a influência do livro no mundo da ficção científica
- Como Duna: Parte Dois prepara as areias para um terceiro filme
Duna: Parte 2 traz de volta vários nomes do elenco estrelado do primeiro filme, como Zendaya, Timothée Chalamet, Rebecca Ferguson, Dave Bautista, Javier Bardem e Josh Brolin. Entre as novidades, destaque para Florence Pugh, Christopher Walken, Léa Seydoux e Tim Blake Nelson. O filme até o momento é a maior bilheteria do ano, com US$ 711 milhões arrecadados.
O filme está disponível no Max.