Moebius/Reprodução

Filmes

Notícia

Duna | Artes conceituais de filme nunca produzido de 1974 são reveladas

Desenhos seriam usados em produção comandada por Alejandro Jodorowsky

18.02.2020, às 23H52.
Atualizada em 19.02.2020, ÀS 00H07

Prestes a receber uma nova adaptação comandada por Denis Villeneuve (Blade Runner 2049), Duna quase chegou aos cinemas pela primeira vez em 1974 pelas mãos do diretor Alejandro Jodorowsky (Poesia Sem Fim). A versão do chileno, que contava com o curioso elenco formado por Salvador Dalí, Orson Welles, Geraldine Chaplin e Mick Jagger, nunca chegou a ser produzida.

Além dos atores, o visual da adaptação do livro clássico de Frank Herbert também chamou a atenção ao ser liberado pelo site Heavy Metal. Com design idealizado pelo quadrinista Moebius, o artista Chris Foss (Guardiões da Galáxia) e o escultor HR Giger, as artes conceituais dos personagens do mítico longa, responsabilidade de Moebius, foram, enfim, reveladas – confira na galeria abaixo:

Além do elenco diferente e do design que diverge muito do que é narrado na obra de Herbert, o Duna de Jodorowsky teria ainda 10 horas de duração e trilha sonora da banda Pink Floyd. Embora essa visão bizarra nunca tenha chegado aos cinemas por conta de problemas financeiros, a história de Paul Atreides foi levada às telonas por David Lynch em 1984. O canal americano SyFy também produziu uma minissérie inspirada em Duna em 2000, com Alec Newman no papel principal.

Na nova adaptação de Duna, Timothée Chalamet será o protagonista Paul Atreides, cuja família aceita controlar o planeta-deserto Arrakis, produtor de um recurso valioso e disputado por diversas famílias nobres. Ele é forçado a fugir para o deserto - com a ajuda de sua mãe - e se junta a tribos nômades, eventualmente liderando-as por conta de suas habilidades mentais avançadas. Dave Bautista será Rabban, sobrinho sádico de um barão que comanda Arrakis e também é chamado de A Besta.

O elenco estelar ainda conta com Rebecca Ferguson, Oscar Isaac, Josh BrolinJavier BardemZendaya e Stellan Skarsgard. A estreia está prevista para 18 de dezembro de 2020 e uma sequência já está em produção.

O livro é conhecido como uma das obras mais complexas de ficção científica de todos dos tempos e no Brasil, os volumes da franquia Duna são publicados pela Editora Aleph.