Um dos melhores filmes de 2009, Star Trek ganha um Blu-ray à sua altura. Desde os já manjados comentários do disco 1 à extensa lista de extras presente no segundo disco, tudo foi criado para deixar os trekkers das antigas e os neo-trekkers ainda mais maravilhados com a forma como J.J. Abrams reuniu um elenco perfeito e também conseguiu contar a sua história respeitando o cânone clássico e levando a série onde qualquer outra filial da franquia havia ido.
Star Trek
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Se há um porém é que os menus não foram traduzidos para o português. E é isso! A imagem do menu que mostra a planta tridimensional da USS Enterprise - NCC 1701 é prova do carinho que os produtores tiveram com o Blu-ray de Star Trek, um filme que tinha que ser visto no cinema e merece ser revisto na alta definição do disco azul.
Acompanhe abaixo breves resumos do que são cada um dos extras:
Audaciosamente Indo (To Boldly Go - 16min41s) Começa Leonard Nimoy falando do estúdio onde, entre 1966 e 1968 foram gravados os episódios da série clássica de Jornada nas Estrelas (Star Trek). O diretor J.J. Abrams, o produtor Damon Lindelof, os roteiristas Roberto Orci e Alex Kurtzman, o produtor executivo Bryan Burk explicam porque aceitaram o desafio de recomeçar a franquia. Detalhe para a "abertura" deste featurette, feita nos moldes da abertura de um programa de TV. Mostra também o primeiro teste de câmera de Nimoy como o Spock envelhecido e Zachary Quinto como o novo Spock. "Como fazer um filme para todos?" e "Como e por que Kirk e Spock se tornaram Kirk e Spock?" eram as questõe principal do projeto e baseado no Trekômetro vamos conhecendo um pouco sobre cada um dos envolvidos e o quanto eles conheciam da franquia. J.J. diz que teve um encontro com Nimoy e William Shatner para discutir o filme antes mesmo de ter o roteiro pronto e que eles queriam muito ter o eterno Capitão Kirk por ali, mas não conseguiram achar uma explicação boa o suficiente para ele aparecer, uma vez que ele havia sido morto em um dos filmes.
O Elenco (Casting - 28min53s) Os novos Spock, Kirk, Uhura, Sulu, McCoy, Scotty, Chekov e o Capitão Pike são apresentados em um longo vídeo de quase meia hora que mostra como todos eles se divertiram filmando esse reinício da série Star Trek. E no fim vem a empolgante apresentação de Leonard Nimoy, que ao contrário dos outros que estavam chegando, se despedia do papel que o acompanhava há mais de 40 anos. Seu discurso final é - para dizer o mínimo - de dar nó em garganta de vulcano.
Uma Nova Visão (A New Vision - 19min31s) - Os roteiristas, J.J. Abrams, o diretor de fotografa Dan Mindel, o desenhista de produção Scott Chamliss, o supervisor de efeitos visuais e diretor de segunda unidade Roger Guyett, o gerente de unidade da produção e produtor executivo Jeffrey Chernov e o primeiro diretor assistente Tommy Gormley respondem à pergunta "Como fazemos o espetáculo parecer real?" Bom, uma das grandes novidades entre a série clássica e o filme é que desta vez havia muito mais dinheiro envolvido. E um diretor talentoso e bem rodeado de pessoas que entenderam o que ele queria: dar à história um ritmo de aventura mais parecido com Star Wars do que com o Star Trek que todos viam na TV. Uma das saídas foi filmar em locação e em cenários reais o máximo de tomadas possíveis. Outra foi a utilização das lentes anamórficas e os brilhos que estão até no cartaz do filme e nos extras deste blu-ray. O extra também mostra alguns segredos técnicos de J.J. Abrams, como ficar sacudindo as câmeras nas cenas de ação, para dar um ritmo próprio, usar espelhos e filmar os atores de pé em vez de pendurá-los de ponta-cabeça com fios e usar crianças para "aumentar" os cenários.
As Naves (Starships - 24min35s) O grande desafio era homenagear a série clássica e ao mesmo tempo apresentar uma versão atual, para o público de hoje, com um visual futurista. Como o filme começa a bordo da USS Kelvin, era preciso criar ali um ambiente "retrô", já com cerca de 30 anos de uso, para contrastar com o que viria a seguir, com a USS Enterprise. A nave criada para o filme é praticamente o dobro da que era apresentada na série de TV. Uma das saídas usadas para demonstrar sua grandeza é não colocá-la inteira na tela, deixando sempre algum pedaço de fora. As linhas mais arredondadas e o brilho dão um ar mais moderno. Para fazer as cenas da casa de força e os corredores cheio de enormes cilindros, a produção usou uma fábrica da cervejaria Budweiser. A Ponte de Comando foi o que deu mais trabalho, por ser um local bastante conhecido por todos. Narada, a nave do Nero, foi inspirada no trabalho do arquiteto Gaudí, pois deveria ter um estilo de um organismo vivo.
Os Alienígenas (Aliens - 16min30s) O featurette começa apresentando os tipos diversos de alienígenas e os diferentes tipos de tratamento que eles tinham. Os que iam aparecer mais, com close, eram criados e trabalhados em cada detalhe. Os que iam aparecer de relance eram um pouco menos detalhados e, por fim, os que estariam apenas ajudando a compor o cenário eram máscaras reformadas. É impressionante notar cada detalhe na criação de um novo personagem, ou melhor, uma nova raça, contando aí a forma como eles se mexeriam, que tinha um coreógrafo só pensando nisso. Em seguida, o vídeo fala dos vulcanos e Leonard Nimoy dá uma aula sobre orelhas pontudas, enquanto Zachary Quinto faz suas sobrancelhas. Por fim, o maior desafio dos artistas: os Romulanos. São mostrados diversos esboços, que variam do número de tatuagens, cicatrizes e piercings, até a solução final, que era mais barata e rápida de ser feita. Por fim, o vídeo mostra o Big Red, o bichão vermelho que corre atrás do Kirk no planeta onde ele é deixado para trás e acaba encontrando Spock e Scotty.
Planetas (Planets - 16min10s) A primeira parada nessa viagem interuniversal é Vulcano. Os exteriores foram filmados nas montanhas de Vasquez Rocks, locação que foi utilizada até mesmo na série clássica. Para fazer as vezes da Academia de Ciência Vulcana foi escolhido o Cemitério de Rose Hills. A cena da perfuradora precisava de um local alto, então eles foram para um estádio de futebol americano. E para destruir Vulcano foram utilizadas técnicas modernas de computação gráfica. O vídeo passa ainda pela congelada Delta Vega, que só não foi filmada na Islândia por uma questão de orçamento. Neste trecho aprendemos que a neve agora é feita de papel. E, para terminar, a Terra. A sede onde ficam as naves da Acadeia da Frota Estelar é um antigo hangar para dirigíveis, que está prestes a ser demolido. O principal motivo que une os cenários que serviram como a Academia da Frota Estelar é o seu estilo etentista.
Objetos de Cenas e Figurinos (Props and Costumes - 9min22s) O contrarregra Russel Bobbitt explica a importância da série clássica como principal fonte de inspiração para os feisers, tricoders, comunicadores e o aparelho que Uhura usava para se comunicar quando estava na Ponte. Já quem fala dos figurinos é Michael Kaplan. Ele fala que também tomou a série clássica como inspiração, mas tinha carta branca para criar algo novo, mais moderno e atual. E apostou nos tecidos para dar essa cara nova. Uma pena que o figurino que ele mais gostou de fazer, o dos klingons tenha ficado de fora.
Ben Burtt e os Sons das Estrelas (Ben Burtt and the Sounds os Star Trek - 11min45s) Ben Burtt, o gênio por trás dos efeitos sonoros das sagas Star Wars (sim, o criador dos bips do R2-D2) e Indiana Jones, foi chamado para recriar os sons de Star Trek, algo tão icônico para a série quanto as orelhas pontudas e o cumprimento vulcano. Burtt nos leva aos porões da Paramount, onde ele descobre como alguns efeitos sonoros foram feitos e depois mostra no seu estúdio como conseguiu reproduzir e recriar alguns dos novos efeitos sonoros dos phasers, teletransporte, portas e demais aparelhos da USS Enterprise, todos inspirados na série clássica. O meu featurette favorito, sem dúvida!
A Música (Score - 6min28s) Michael Giacchino fala sobre a música tema da série clássica, que só é ouvido no fim do filme, quando a tripulação está toda reunida na ponte. Para ele é como se aquele fosse o momento em que eles ganharam o direito de tocar a música. O compositor fala também das músicas tema do Kirk e o Spock.
A Visão de Gene Ruddenberry (Gene Roddenberry's Vision - 8min47s) A importância de Gene Roddenberry e sua maior criação, Star Trek. O vídeo coloca produtores, roteiristas, atores e outras pessoas falando como a visão positiva de Roddenberry era diferente para a época e por isso tão importante e atual até hoje. Foi na série clássica que, pela primeira vez, houve interações interraciais em que todos trabalhavam juntos independente da sua cor, sexo e até mesmo espécie. Enquanto muita gente pensava que no futuro os humanos entrariam em guerra, ele mostrava o homem indo ao espaço em paz. Além disso, o featurette também presta homenagem ao que a visão de Roddenberry teve sobre o futuro da ficção científica e a própria ciência.
Cenas Inéditas com Comentários Opcionais (Deleted Scenes - 13min30s) O nascimento do Spock; Os Klingons dominam Narada; O jovem Kirk, Johnny e o tio Frank; Amanda e Sraek discutem sobre as brigas do Spock; O interrogatório e a fuga; Sarek pega Amanda; O dormitório e o Kobayashi Maru (A versão original); Kirk pede desculpas à menina verde; Sarek vê Spock. Na opção de ver todas as cenas com comentários de J.J. Abrams, Bryan Burk, Alex Kurtzman e Damon Lindelof não há legendas dos comentários, apenas dos diálogos das cenas.
Nave Simuladora da Frota Estelar (Starfleet Vessel Simulator) - Como o próprio nome diz, trata-se de um simulador interativo das naves U.S.S. Enterprise, da frota da Federação, e Narada, a nave usada pelos romulanos para mineração. A cada clique você pode ver a nave por um ângulo diferente e caixas que explicam o que é cada uma das áreas clicáveis, com direito a ver vídeos, disparar phasers e viajar a velocidade warp.
Erros de Gravação (Gag Reel - 6min22s) Uma série de erros de gravação, brincadeiras, danças, piadas internas e risadas garantidas.
Trailers - O teaser que mostra a neve em construção e mais três trailers. Todos eles sem legendas.
Os créditos do disco (Disc Credits)