DVD e Blu-ray

Crítica

Crítica do Blu-ray: Watchmen - O Filme

Um filme obrigatório para se ter em Blu-ray

19.10.2009, às 00H00.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 13H53

Infelizmente, esse texto começa com uma notícia triste. Watchmen - Director's Cut não vai ser lançado aqui no Brasil. Então, essa versão Blu-ray com dois discos é o que você vai ver de melhor nas prateleiras daqui. A boa notícia é que o conteúdo de extras presente nesses discos - quase todo ele em alta resolução - é praticamente o mesmo presente na tal versão do diretor, com exceção da faixa de comentários do filme, exclusividade que só os gringos vão ver.

Watchmen - O Filme

Watchmen - O Filme

Watchmen - O Filme

Mas antes de falar dos extras em si, vale um parágrafo sobre os motivos que fazem de Watchmen, um filme obrigatório para se ter em Blu-ray.

  1. Se você nunca leu a série escrita por Alan Moore e ilustrada por Dave Gibbons, saiba que você está perdendo a chance de conferir uma das mais importantes histórias do século passado, ganhadora de inúmeros prêmios dedicados à literatura (veja bem, não estamos falando apenas de quadrinhos);
  2. Se você leu, deve ter ficado curioso para assistir ao filme. E a forma certa de ver Watchmen era no cinema. O terceiro longa-metragem de Zack Snyder pedia uma tela gigante na sua frente, com um som surround cristalino para mostrar todo o cuidado que ele e sua equipe tiveram para transportar os personagens para o cinema;
  3. A complexidade da história da graphic novel Watchmen é um convite para que a obra seja relida periodicamente e o mesmo vale para o filme. É impossível captar todos os detalhes na primeira vez (mesmo para os que já haviam lido a HQ), e a forma mais correta de rever o longa é em HD. Ou seja, Watchmen é um blu-ray obrigatório na sua estante.

Dito isso, vamos aos extras presentes:

  • O fenômeno: O gibi que mudou a história dos quadrinhos (HD - 28min48s)
    O diretor Zack Snyder, sua esposa e produtora Debby, o elenco, editores da DC Comics, jornalistas e o criador Dave Gibbons explicam a criação e importância da graphic novel;
  • Super-Heróis Verdadeiros, vigilantes verdadeiros (HD - 26min19s)
    Parece até que se trata de um documentário falso, mas o vídeo é sério e mostra pessoas comuns que decidiram colocar as mãos à obra e partiram para a defesa da cidade no melhor estilo dos Minutemen (os antecessores dos Watchmen), com a única diferença de não usarem máscaras.




  • Tecnologia de um mundo fantástico (HD - 16min49s)

    Para criar um filme como Watchmen não basta pegar a história em quadrinhos e filmá-la. É necessário entender a realidde mostrada ali e é aí que entra o professor de Física da Escola de Física e Astronomia da Universidade de Minesota James Kakalios, um apaixonado pela graphic novel que conseguiu um lugar na produção de Zack Snyder como consultor técnico e ajudou a dar ao filme toda a realidade que ele precisava.
  • Watchmen: Arquivos em vídeo (HD - 36min12s)

    Reunião de todos os webisódios que a produção ia soltando de tempos em tempos para manter ligada a atenção dos fãs.



  • Clipe de "Desolution Row", do My Chemical Romance (HD - 3min17s)
    Acho que é auto-explicativo, né?

Esses vídeos todos são uma aula tanto sobre a HQ e sua importância quanto sobre a produção do filme. Uma coisa, porém, me desagradou. Na ânsia de mostrar o tempo todo como o longa-metragem é fiel aos quadrinhos e quis homenageá-lo, os featurettes têm muitos cortes rápidos, ricocheteando entre entrevistados e cenas e inundando o espectador de informações, tudo isso recheado de tomadas do filme idênticas às desenhadas por Gibbons. É o pecado do "gula" por informação. Os fominhas que se cuidem!

Leia tudo sobre Watchmen no nosso Especial

Nota do Crítico
Excelente!