Cena de O Urso, 2ª temporada (Reprodução)

Séries e TV

Artigo

Emmy: Melhor série cômica - O Urso vai levar tudo (mas Hacks também chega forte)

Série da Max ainda pode se garantir, especialmente nas categorias de atuação feminina

12.09.2024, às 06H30.
Atualizada em 13.09.2024, ÀS 13H46

Emmy 2024 está chegando, e hoje (12) o Omelete continua uma série de três matérias destrinchando as principais categorias da maior premiação da TV estadunidense, para você saber quem está competindo, quem deve ganhar, e como estão as chances daquela sua série preferida para a cerimônia do próximo domingo (15).

Neste segundo dia, o foco serão as categorias de série cômica.

“Comédia”, sei…

Desde a estreia de O Urso, e o estabelecimento de sua dominância nas premiações de TV, a série tem sido o ponto focal de uma discussão que é interminável: afinal, o que é drama e o que é comédia para o Emmy? Até 2022, dava para dizer que a culpa era da própria organização do prêmio, já que a regra oficial era baseada na duração dos episódios de cada título - séries de comédia tinham em volta de 30 minutos, séries de drama em volta de 1h. Desde o ano passado, no entanto, essa regra caiu e as próprias emissoras são quem decidem em quais categorias submeter suas produções.

A FX e o Hulu, que exibem O Urso nos EUA, não são bobas nem nada, e continuaram submetendo a série como comédia, onde o seu potencial de premiações já era testado e provado. E assim, no Emmy 2024, viveremos mais um ano de completo monopólio da série nas categorias cômicas, com a sua temporada mais elogiada - vale lembrar que é o segundo ano que concorre a este Emmy, e não o mais recente terceiro - posicionando O Urso para vitórias prováveis em todas as principais corridas do gênero.

Deborah Vance consegue roubar essa?

A única concorrente com qualquer sombra de chance contra O Urso, de fato, é Hacks. Produção da Max que foi conquistando o público e a crítica com o passar de suas temporadas, a comédia já rendeu, por exemplo, dois Emmys para a protagonista Jean Smart - mas essa é a primeira vez que ela precisa enfrentar a queridinha Ayo Edebiri na categoria de atriz principal, tendo em vista que, no ano anterior, a Sydney de O Urso concorreu (e venceu) em coadjuvante. Aqui, a briga é boa.

Do outro lado da balança, a migração de categoria de Edebiri é boa notícia para Hannah Einbinder, a outra estrela de Hacks, que pode finalmente levar o Emmy de atriz coadjuvante em série cômica após duas indicações frustradas. No seu caminho estão a veterana Meryl Streep (por Only Murders in the Building) e outra atriz de O Urso, Liza Colón-Zayas, que teve mais destaque na terceira temporada, mas pode levar sua estatueta prematuramente por conta da afeição dos votantes com a série.

Já entre os homens, esqueça - nenhum dos outros indicados está em condições de arrancar os prêmios de Jeremy Allen White (ator principal) e Ebon Moss-Bacharach (ator coadjuvante), dupla de O Urso.

Em resumo, aposte em…

  • Melhor série cômica:O Urso
  • Melhor ator em série cômica: Jeremy Allen White, por O Urso
  • Melhor atriz em série cômica: Ayo Edebiri, por O Urso
  • Melhor ator coadjuvante em série cômica: Ebon Moss-Bacharach, por O Urso
  • Melhor atriz coadjuvante em série cômica: Liza Colón-Zayas, por O Urso