Séries e TV

Lista

Emmy 2016 | O que assistir para acompanhar a premiação

De Game of Thrones a Transparent, o que ainda falta ticar da sua lista?

13.09.2016, às 15H26.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H37

A Academia de Artes e Ciências Televisivas dos EUA premiou, com uma semana de antecedência da cerimônia principal, as categorias técnicas do Emmy 2016. Game of Thrones saiu a grande vencedora da noite, levando nove estatuetas para casa e batendo o recorde de série mais premiada da história - mas essa você já viu, já sabe por quê levou tantos prêmios assim.

Por isso, separamos uma lista das principais produções indicadas esse ano, aquelas que têm mais chance de ganhar nas categorias principais. Levando em consideração as vencedoras das categorias técnicas, um pouco de aposta e uma análise dos episódios pelos quais os atores foram indicados, confira abaixo o que você ainda precisa assistir para ver o Emmy 2016 em 18 de setembro, às 20h, no canal Warner, com comentários de Aline Diniz e Érico Borgo:

Game of Thrones | Melhor drama / Lena Headey / Kit Harrington

Game of Thrones é a série com mais indicações ao Emmy este ano, concorrendo em 23 categorias; além de ter batido o recorde de série mais premiada, chegando a 35 troféus durante a cerimônia das categorias técnicas. No evento principal, Game of Thrones é a favorita principalmente a melhor série e melhor atriz e ator coadjuvante, com Lena Headey (indicada por "The Winds of Winter") e Kit Harrington (indicado por "Battle of the Bastards") liderando a competição.

The Americans | Melhor drama / Keri Russell / Matthew Rhys

A injustiçada The Americans foi finalmente indicada ao Emmy nas categorias principais. Mas em um ano acirrado como 2016, é improvável que leve alguma coisa - além da já premiada atriz convidada em série dramática Margo Martindale. O tenso e revelador "The Magic of David Copperfield V: The Statue of Liberty Disappears" foi o episódio que garantiu a indicação dos três atores.

Downton Abbey | Último ano

Downton Abbey tem poucas chances de levar alguma coisa para casa, mas vale lembrar que a série concorre por seu último ano. Maggie Smith pode surpreender e acabar levando a estatueta de melhor atriz coadjuvante, mas não aposte nisso. Ela foi indicada por "Episode 6.06", um dos únicos que conta com uma cena mais dramática de confronto entre Violet, Robert e Cora.

Mr. Robot | Rami Malek

Apesar de estar em uma acirrada categoria, Rami Malek é o favorito à melhor ator. Indicado pelo episódio piloto "eps1.0_hellofriend.mov", há grandes chances de Malek passar os mais renomados Kevin Spacey, Kyle Chandler e Bob Odenkirk e levar a estatueta para casa - principalmente por estar indicado por um episódio diverso como o piloto.

How to Get Away with Murder | Viola Davis

Indicada a dois Oscars e vencedora da categoria no ano passado, Viola Davis aparece novamente como uma das favoritas. Indicada por "There's My Baby", Davis concorre principalmente com Robin Wright, que tem chances levemente superiores de levar o prêmio.

House of Cards | Robin Wright

Indicada pelo "Episode 49", Robin Wright entregou uma excelente performance em um episódio complicado. Envolvendo a relação entre Claire e sua mãe, o capítulo, também dirigido por Wright, mostra as verdadeiras cores da personagem - tanto para o bem quanto para o mal. Não por menos, a atriz é uma das favoritas para a categoria de melhor atriz e pode muito bem levar a estatueta.

Veep | Melhor comédia / Julia Louis-Dreyfus / Anna Chlumsky / Tony Hale

Quase não há concorrência quando se trata de Veep. Julia Louis-Dreyfus é a vencedora de melhor atriz pelos últimos quatro anos consecutivos, enquanto a mudança de votação fez com que a série levasse também melhor série e melhor ator coadjuvante. São praticamente garantidos os prêmios de melhor série e atriz (Louis-Dreyfus está indicada pelo incrível "Mother"), mas apesar dos excelentes episódios pelos quais Tony Hale ("Inauguration") e Anna Chlumsky ("C**tgate") foram indicados, a competição está complicada nas categorias de coadjuvante.

Transparent | Jeffrey Tambor

Indicado por "Man on the Land", Jeffrey Tambor certamente levará para casa a estatueta de melhor ator pelo segundo ano consecutivo. Tambor entrega uma excelente performance como Maura, principalmente nas profundas cenas do capítulo escolhido.

Mom | Allison Janney

Vencedora na categoria de melhor atriz coadjuvante ano passado, Allison Janney tem grandes chances de ganhar de novo. Nome reconhecido da Academia, a atriz tem duas estatuetas por Mom, outras quatro por The West Wing e uma por Masters of Sex - além de estar indicada esse ano pelo tocante e engraçado "Terrorists and Gingerbread".

Baskets | Louie Anderson

Não tem para ninguém na categoria de melhor ator coadjuvante esse ano. Louie Anderson, que vive em Baskets, Christine, a mãe do protagonist Chip Baskets, entrega uma performance simples e nada cartunesca. A personagem é um dos únicos pontos da série que mais tem realidade em meio à estranha bizarrice do programa, tornando aquela relação de mãe e filho algo que consegue ser relacionável e muito distante ao mesmo tempo.

American Crime Story: The People V. O.J. Simpson | Melhor mini / Courtney B. Vance / Sarah Paulson / Sterling K. Brown

Favorita em todas as categorias pelas quais concorre, The People V. O.J. Simpson será uma das grandes vencedoras do ano. A série está tão bem cotada que em alguns atores concorrem contra seus colegas de série nas categorias de melhor ator coadjuvante e melhor ator. Mesmo assim, Courtney B. Vance deve vencer Cuba Gooding Jr.; enquanto Sterling K. Brown, que concorre pelo episódio "Manna From Heaven", ganhará de John Travolta e David Schwimmer.

Fargo | Melhor mini / Kirsten Dunst / Bokeem Woodbine / Jesse Plemons / Jean Smart

Mesmo tendo sido uma das melhores produções exibidas na TV em 2015, Fargo concorre diretamente com The People V. O.J. Simpson - favorita devido à qualidade, mas acima de tudo à maior divulgação e grandiosidade do projeto, que aborda um caso conhecido do público americano. Mesmo assim, vale apontar que Fargo é a sua mais forte concorrente, principalmente nas categorias de melhor minissérie, melhor atriz (com Kirsten Dunst) e melhor ator coadjuvante (com Jesse Plemons e Bokeem Woodbine). Jean Smart, por sua vez, concorre com o excelente "Fear and Trembling" e deve levar a estatueta para casa.

The Night Manager | Hugh Laurie / Olivia Colman

Apesar de ter sido um projeto de menor escalão, que não teve tanta divulgação quanto seus concorrentes, The Night Manager tem maiores probabilidades de sair vencedora em duas categorias: melhor atriz coadjuvante com Olivia Colman (indicada por "Episode 6") e melhor ator coadjuvante com Hugh Laurie (indicado por "Episode 5"), apesar de ser improvável que a minissérie leve algum dos prêmios principais para casa.

All the Way | Melhor filme / Bryan Cranston

Nome conhecido dos votantes da academia, All the Way seria certamente um dos favoritos se não competisse diretamente com The People V. O.J. Simpson nas categorias de ator. Ainda assim, é o filme que deve levar o prêmio de melhor filme feito para TV.

American Crime | Regina King

Vencedora do ano passado, Regina King não deve repetir o feito esse ano devido à concorrência. A atriz, que viveu um importante papel na primeira temporada da série antológica, esse ano vive uma personagem que não chama tanta atenção quanto uma mulher negra convertida ao islamismo, mas entregou uma excelente performance em "Episode 208", pelo qual foi indicada.