Como acontece todo ano, a lista de indicados da Academia de Artes e Ciências Televisivas teve a sua cota de surpresas. Desbancando alguns títulos elogiados pela crítica especializada, produções queridinhas dos fãs cravaram seu espaço entre os melhores de 2020 na TV.
- Confira a lista completa de indicados ao Emmy 2021
- The Crown, The Mandalorian e mais! Conheça as séries mais indicadas
Enquanto ainda falta um tempo para cerimônia oficial do Emmy 2021, que acontecerá dia 19 de setembro nos Estados Unidos, confira a seguir algumas das principais surpresas das indicações deste ano:
Cobra Kai
Demorou, mas Cobra Kai finalmente foi reconhecida pela Academia em uma categoria principal, isto é, Melhor Série de Comédia. Até então, a série era destaque apenas na coordenação de dublês e, mesmo assim, nunca levou nenhum prêmio. Será que agora, com a Netflix por trás da produção, ela leva ao menos um troféu? Ela está indicada em quatro categorias...
The Boys
Amazon Prime Video/Divulgação
The Boys foi outra grata surpresa na lista de indicados. Apesar da série ter conquistado ainda mais o público e a crítica nesta última temporada, a disputa por Melhor Drama contava com candidatos de peso, como In Treatment, Perry Mason e The Mosquito Coast. O seriado do Prime Video, porém, derrotou todas e garantiu não apenas esta vaga, como outras quatro indicações -- infelizmente, nenhuma para as performances de Aya Cash e Antony Starr.
Emily em Paris
Netflix/Divulgação
A indicação de Emily em Paris foi escandalosa no Globo de Ouro, não apenas porque a inclusão da série da Netflix deixou de fora a elogiada I May Destroy You, mas também porque ela esteve no centro da exposição de casos de corrupção envolvendo Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood (HFPA). Parecia, portanto, que a produção estrelada por Lily Collins poderia sofrer com a repercussão negativa das notícias da época ou, no mínimo, perder espaço dado o sucesso de outros fortes competidores, como Mr. Mayor e Mythic Quest. Contudo, este não foi o caso. Emily em Paris foi indicada a duas categorias, entre as quais Melhor Série de Comédia.
Don Cheadle
Disney+/Divulgação
Don Cheadle está sempre entre os indicados ao Emmy, portanto ver seu nome na lista deste ano não é exatamente uma surpresa. O que chama mesmo a atenção é por qual performance ele foi lembrado. Embora estrele a muito elogiada Black Monday, é sua participação em Falcão e o Soldado Invernal que lhe dá a chance de ganhar seu primeiro Emmy. Sim, o ator já foi indicado 11 vezes, e em 10 ele saiu de mãos abanando.
Aidy Bryant
Hulu/Divulgação
Aidy Bryant já foi indicada em outras duas ocasiões ao Emmy por seu trabalho no Saturday Night Live, mas pela primeira vez ela está entre as candidatas a Melhor Atriz de Comédia. Tudo graças à série que cocriou, escreveu e ainda protagoniza, Shrill. O seriado está no ar desde 2019, mas até então ele era esnobado pela Academia.
Mj Rodriguez
FX/Divulgação
A indicação de Mj Rodriguez era especulada, mas dado ao seu ineditismo muitos esperavam que talvez ela não viesse. Afinal, não se trata apenas da primeira vez que ela é reconhecida pelo Emmy, mas também a primeira vez que uma atriz trans concorre na categoria principal de atuação em série de comédia. Até então, pessoas transgênero foram lembradas apenas em categorias menores, como foi o caso de Laverne Cox por Orange is the New Black.
Jonathan Majors e Jurnee Smollett
HBO/Divulgação
É inegável que Lovecraft Country foi um dos grandes destaques da TV no ano de 2020. Mas, embora as indicações da série como Melhor Drama e do ator Michael K. Williams parecessem certas, poucos contavam com a presença da dupla de protagonistas na lista revelada hoje (13). Por sorte, tanto Jonathan Majors, quanto Jurnee Smollett foram reconhecidos pela Academia de Artes e Ciências Televisivas em categorias principais -- e surpreenderam por ocupar as vagas de nomes queridos da indústria, como Pedro Pascal.
Elenco de Hamilton
Disney+/Divulgação
As indicações de Lin-Manuel Miranda e Daveed Diggs por Hamilton não chegam a ser surpreendentes, mas a presença em peso do restante do elenco realmente chama a atenção. Além dos dois, foram lembrados pela Academia Leslie Odom Jr -- este, inclusive, disputando a categoria principal de atuação com Miranda --, Anthony Ramos, Phillipa Soo, Renée Elise Goldsberry e Jonathan Groff. O musical ainda foi citado em outras categorias técnicas, como Direção de Série Limitada ou Filme para TV.