Está chegando a hora do Emmy 2021! A aguardadíssima premiação, a maior da televisão americana, acontece na noite do domingo (19) - mas, se você ainda está meio perdido nessa história, temos um guia fácil para você ficar por dentro de tudo.
- Conheça os maiores recordistas da história do Emmy
- Embates Emmy: Quais séries levam a melhor na disputa?
- E se as categorias do Emmy não tivessem gênero; veja análise
Vem com a gente:
Que horas começa o Emmy 2021?
Pôster do Emmy 2021 (Reprodução)
A premiação está marcada para começar às 17h em Los Angeles (EUA) - o equivalente às 20h do horário de Brasília.
Onde vai passar o Emmy 2021?
Viola Davis com o seu Emmy (Reprodução/Instagram)
No Brasil, a transmissão do Emmy 2021 acontece pelo canal por assinatura TNT, que começa a sua cobertura às 20h30, com o pré-show, e inicia a exibição da cerimônia às 21h. O canal também está disponível online (mediante assinatura), pelo site TNT Go.
Para quem curte ver mais dos looks dos famosos, o canal E! exibe o tapete vermelho da premiação a partir das 19h.
Como vai ser o Emmy 2021?
Jimmy Kimmel e Jennifer Aniston em momento do Emmy 2020 (Reprodução)
No ano passado, o Emmy realizou (como a maioria das premiações) uma edição quase totalmente virtual, com os artistas aceitando suas estatuetas em casa enquanto o apresentador Jimmy Kimmel e poucos convidados compareceram presencialmente ao Staples Center, em Los Angeles (EUA).
Em 2021, com o avanço da vacinação no país (e apesar do aumento de casos por causa da variante delta da covid-19), o Emmy será inteiramente presencial - mas, na veia do Grammy deste ano, acontecerá ao ar livre (no L.A. Event Deck), e com limitação no número de convidados.
Quem está indicado ao Emmy 2021?
Emma Corrin em cena de The Crown (Reprodução)
A série mais indicada ao Emmy 2021 foi The Crown, lembrada 24 vezes pelos votantes, incluindo na categoria mais prestigiada da noite, melhor série dramática - onde concorre contra The Boys, Bridgerton, The Handmaid’s Tale, Lovecraft Country, The Mandalorian, Pose e This is Us pela estatueta.
Enquanto isso, a minissérie mais indicada foi WandaVision, que deu ao Marvel Studios suas 23 primeiras nomeações ao Emmy. Em melhor minissérie, ela concorre contra I May Destroy You, Mare of Easttown, O Gambito da Rainha e The Underground Railroad.
Por fim, a comédia mais lembrada foi Ted Lasso, com 20 indicações. A série do Apple TV+ disputa o prêmio de melhor série cômica contra Black-ish, Cobra Kai, Emily in Paris, Hacks, The Flight Attendant, O Método Kominsky e PEN15.
Quer conferir a lista completa de indicados em todas as categorias? Corre aqui!
Quem já levou o Emmy 2021?
Courtney B. Vance com seu Emmy por Lovecraft Country (Reprodução/Instagram)
Curiosamente, nem todas as estatuetas do Emmy são distribuídas na cerimônia principal. Uma semana antes, a Academia de TV promove as duas noites do Creative Arts Emmys, que servem para revelar os vencedores de prêmios técnicos e secundários - afinal, são mais de 100 categorias ao todo no Emmy.
Um destaque desta pré-premiação são as categorias de atores convidados - para aqueles astros que aparecem menos da metade dos episódios da temporada de um programa de TV. Este ano, os troféus foram para Claire Foy (atriz convidada em drama, por The Crown), Courtney B. Vance (ator convidado em drama, por Lovecraft Country), Maya Rudolph (atriz convidada em comédia, por Saturday Night Live) e Dave Chappelle (ator convidado em comédia, também pelo Saturday Night Live).
Ao todo, os maiores vitoriosos do Creative Arts Emmys foram O Gambito da Rainha (que levou 8 estatuetas), RuPaul’s Drag Race (com 5 troféus), e as próprias The Crown e WandaVision (4 e 3 prêmios, respectivamente). Confira as listas completas de vencedores aqui e aqui.