A Academia de Artes e Ciências Televisivas revelou neste domingo (19) os grandes vencedores do Emmy 2021. Como de costume, a cerimônia consagrou nomes já bastante esperados, como a comédia Ted Lasso e The Crown, mas também esteve repleta de surpresas e, consequentemente, alguns esnobados. Confira os principais a seguir:
O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).
ESNOBADA: Kathryn Hahn
WandaVision/Disney+/Reprodução
Não dá para falar que Julianne Nicholson não merecia levar o prêmio de melhor atriz coadjuvante em minissérie por sua performance em Mare of Easttown, mas a grande expectativa era mesmo que a Kathryn Hahn saísse com um troféu. Afinal, a comediante roubou os holofotes em WandaVision como a bruxa Agatha Harkness -- também conhecida por seu hit “Agatha All Along”. Além de Hahn, essa foi a primeira derrota da Marvel na noite.
ESNOBADO: Michael K. Williams
Lovecraft Country/HBO/Reprodução
A performance de Michael K. Williams em Lovecraft Country foi um dos grandes destaques da série da HBO -- e apenas um exemplo da carreira brilhante que o ator trilhou em Hollywood. Além de ser um prêmio merecido, era esperado que Williams fosse honrado com a estatueta, sobretudo após sua trágica morte há duas semanas. No entanto, a Academia premiou Tobias Menzies.
SURPRESA: Tobias Menzies
The Crown/Netflix/Reprodução
Logo, todos foram pegos de surpresa com a vitória de Menzies na categoria. O britânico venceu por sua performance como Príncipe Philip na quarta temporada de The Crown.
ESNOBADO: CONAN
CONAN/TBS/Reprodução
Mais uma vez, o prêmio de melhor talk show foi para Last Week Tonight with John Oliver. A decisão da Academia, no entanto, tem um quê surpreendente, considerando que 2021 marcou a despedida do comediante Conan O'Brien. John Oliver fez menção a esse fato e O’Brien brincou com a situação. Mas humor à parte, ele foi esnobado.
SURPRESA: HACKS
Hacks/HBO Max/Reprodução
Concorrendo contra o queridinho Ted Lasso, a comédia Hacks conseguiu surrupiar (merecidamente) dois prêmios: melhor roteiro e melhor direção. Isso sem mencionar o já muito especulado prêmio de melhor atriz em comédia para Jean Smart.
- Crítica: Em Hacks, Jean Smart interpreta comediante lendária que sempre mereceu ser
- Conheça mais de Jean Smart, atriz duplamente indicada este ano
SURPRESA: EWAN MCGREGOR
Halston/Netflix/Reprodução
A categoria de melhor ator em minissérie não era tão disputada quanto a de melhor atriz, mas ainda assim a vitória de Ewan McGregor pegou muito aficionado por TV de surpresa. Não que ele não tenha impressionado com sua atuação em Halston, mas porque ele concorria contra duas das performances mais elogiadas do ano: Paul Bettany em WandaVision e Hugh Grant em The Undoing.
ESNOBADA: EMMA CORRIN
The Crown/Netflix/Reprodução
A elogiada performance de Emma Corrin como a Princesa Diana ganhou o coração dos fãs de The Crown, mas não foi o suficiente para convencer a Academia de Artes e Ciências Televisivas. A atriz perdeu para a colega de elenco, Olivia Colman. Rainha é rainha, não é mesmo?
ESNOBADO: Regé-Jean Page
Bridgerton/Netflix/Reprodução
Bridgerton conseguiu um espacinho entre os indicados do Emmy 2021, mas não entre os vencedores. Um dos prêmios mais prováveis para o drama de época da Netflix era na categoria melhor ator. Afinal, Regé-Jean Page foi o grande destaque da série -- tanto que Hollywood correu atrás dele de tal forma que ele não voltará para a segunda temporada de Bridgerton, mas é um dos candidatos especulados para ocupar o posto de James Bond após Daniel Craig. A carreira dele continuará por um bom tempo, certamente, mas o Emmy vai demorar mais um pouco para chegar.
ESNOBADA: LOVECRAFT COUNTRY
Lovecraft Country/HBO/Reprodução
Um dos principais títulos de 2021, a série da HBO Lovecraft Country saiu sem nenhum prêmio deste Emmy. Uma pena. Simples assim.
ESNOBADA: WANDAVISION
WandaVision/Disney+/Reprodução
Embora tenha colecionado muitas indicações, WandaVision saiu sem nenhum prêmio ao final da cerimônia deste ano. É, não foi dessa vez que a Marvel conseguiu se consagrar na televisão...
ESNOBADA: The Underground Railroad
The Underground Railroad/Prime Video/Reprodução
Outra minissérie que foi completamente esquecida nesta edição é a obra do diretor Barry Jenkins, The Underground Railroad. A produção não ganhou nem um mísero troféu.
SURPRESA: O GAMBITO DA RAINHA
O Gambito da Rainha/Netflix/Reprodução
Tudo bem, a minissérie da Netflix foi um grande sucesso em 2021, mas é realmente comparável a I May Destroy You e Mare of Easttown? Fica o questionamento, dona Academia.