Steve Weintraub, nosso correspondente de Hollywood, conversou com Judi Dench sobre 007 - Operação Skyfall (Skyfall), mais novo filme da franquia. No bate-papo, ela falou como foi trabalhar com Roger Deakins e como é interpretar o mesmo personagem várias vezes.
Como você está hoje?
Judi Dench: Bem. Como você está?
Eu estou excelente.
JD: Que bom.
Vou começar dizendo: parabéns pelo filme. É fantástico. E eu tenho que está ouvindo isso a manhã toda, de todos.
JD: Nós temos ouvido. E eu não assisti ao filme ainda. Então, é uma ótima sensação.
Você está na franquia desde, eu acho, 1995.
JD: Desde... Há 18 anos. 18 anos.
Estou curioso... Como tem sido, para você, participar de James Bond por tanto tempo? E qual é a melhor parte disso?
JD: A melhor parte disso é que cuidam muito bem de você... quando está fazendo os filmes. Eles cuidam de você de uma forma muito bonita. Os produtores Michael G. Wilson e Barbara Broccoli. Então, você se sente em uma família. E tudo é executado de uma forma bonita. E... Eu tenho... Muitas pessoas me viram interpretar Shakespeare… e outras coisas... Mas, depois... Agora há muitos homens jovens, pela idade do meu neto, que agora só me conhecem como M.
Fale um pouco sobre... Obviamente, você é uma atriz muito talentosa. Estou curioso sobre o seu processo de preparação... para papéis. E, também, quando você está interpretando um papel que já fez muitas vezes, você chega ao set e simplesmente volta ao personagem? Ou você tem um processo diferente? Me entende?
JD: Sim, eu tenho. Isto se aplica mais ao teatro. O fato... com M, ela muda um pouco a cada filme. Então, no primeiro, naturalmente, eu pensei como exatamente essa mulher chegou a este ponto. A este papel. E por que ela é a líder do MI6. E o histórico familiar e tudo. Então, cada vez que você faz, você, na verdade... aprende um pouco mais sobre ela. E você adiciona um pouco também. Até chegar a este filme, e o fato é que... tem muito... Tem muito da relação dela com James Bond, antes do que acontece neste filme. Mas nos intriga um pouco mais. Porque tem mais o que contar.
Totalmente. O que é ótimo neste filme é que explora a relação entre James Bond e M. Muito mais que antes.
JD: Sim.
Quando você ouviu que isto seria uma grande parte do filme? E você ficou empolgada por poder explorar estes aspectos?
JD: Eu ouvi antes de me mandarem o roteiro. Eu... me encontrei com Daniel e me encontrei com Barbara Broccoli. E eles me contaram mais ou menos o que ia acontecer, o que acabamos de mencionar. E... Depois eles disseram... E quando começamos a produção... provavelmente vai acontecer isso, isso e isso, ou alguma coisa assim. E, depois, um ótimo roteiro chegou.
Uma coisa maravilhosa deste filme é a fotografia de Roger Deakins. Você ainda não assistiu ao filme, mas estou curioso sobre como foi trabalhar com ele neste filme.
JD: Foi muito legal. Ele... Nossa, ele conhece o seu trabalho. Roger. E ele sabe o que quer fazer. E... E se concentra de uma forma fantástica. E... Eu não sei como aprender este trabalho. Como você pode mover uma luz de um jeito e fazer uma diferença enorme em uma cena. E muitas cenas são muito obscuras.
Totalmente.
JD: E… Mas ele... Ele... conseguiu... Bom, eu ainda não assisti ao filme, mas eu assisti a... Assisti a uma parte bem pequena do filme. E eu achei que está maravilhoso. Não consigo mais esperar agora.
Eu também quero muito assistir a "Better Living Through Chemistry". Eu quero saber se...
JD: Eu não fiz esse filme.
Você não fez?
JD: Não, me pediram para fazer, mas quando chegou na hora eu não pude fazer. Eu não pude filmá-lo.
Esta é a minha pesquisa imprecisa baseada no IMDB.
JD: Eu gostaria de ter feito, porque é um filme maravilhoso.
Você está se preparando para fazer mais alguma coisa? Ou...?
JD: Eu estou. Eu estou me preparando para ir para... Washington, daqui a duas semanas, para começar um filme com Stephen Frears.
Legal! Parece ótimo.
JD: Sim. É uma história linda.
Qual o nome do filme?
JD: "Philomena Lee".
Muito obrigado pelo seu tempo. É um prazer conhecê-la.
JD: Você também. Obrigada.
Você vai amar o filme.
007 - Operação Skyfall entrou em cartaz no dia 26 de outubro.