Durante a Comic-Con 2012, o Omelete teve a oportunidade de entrevistar Peter Jackson, diretor de O Hobbit - Uma Jornada Inesperada.
Ele falou sobre como foi substituir Guillermo Del Toro, o tom do filme em comparação com O Senhor dos Anéis, e como foi voltar à Terra-média depois de 10 anos.
Peter Jackson: Oi, gente.
Eu me lembro quando você fez os extras para "O Senhor dos Anéis", e no final você falou que nunca mais faria.
PJ: Certo.
É um tipo de autopunição?
PJ: Bom, nunca diga nunca. Igual ao nome de um filme do James Bond, eu acho. Eu estou feliz que estamos fazendo "O Hobbit" depois de 10 anos, e não diretamente depois de "O Senhor dos Anéis". Porque nos deu a chance de parar e fazer outras coisas. Agora, foi uma alegria sem tamanho poder voltar à Terra-média. Em vez de um dever. Muito, muito diferente.
Fale sobre o conteúdo que você mostrou para os fãs hoje. Foi um marco quando você mostrou pela primeira vez imagens em 48 fps. Agora são 24, porque você queria que as pessoas se focassem no conteúdo. O que você queria mostrar hoje?
PJ: Bom, nós temos muitas cenas do filme. Eu particularmente... Porque nós temos Richard Armitage, Martin Freeman, Ian McKellen e Andy Serkis aqui. Nós temos quatro atores essenciais aqui. Eu queria escolher clipes que tivessem estes personagens. Então, isso ditou muitas das escolhas. Ainda mais, estamos em julho. O filme não sai até dezembro, e tem muitos efeitos especiais que eu não poderia mostrar. Então, nós simplesmente... Nós pegamos o material que temos disponível onde os efeitos especiais estão prontos, e fizemos um bom vídeo com isso.
Foi muito decepcionante quando soubemos que Guillermo estava saindo, e tão felizes quando soubemos que você iria voltar. Quanto esses filmes se assemelham com o que você e Guillermo tinham feitos juntos? E quanto mudou quando você assumiu o projeto de novo?
PJ: Nós não trabalhamos juntos nos filmes, além do roteiro. Guillermo estava no comando do próprio design, e procurando elenco e outras coisas. Quando ele teve que sair... Eu não consigo fazer um filme GDT. Ele é o único ser na terra que tem esta incrível visão. Então, eu realmente tive de dar um passo atrás. Eu nunca filmei o roteiro de outra pessoa. Eu sempre escrevo os meus próprios roteiros com Philippa e Fran. Eu, literalmente, tive que repensar o filme. A aparência do filme. Para algo que eu me sentisse confortável. Então, mudou bastante.
Em que momento do livro "O Hobbit" será a divisão entre os dois filmes?
PJ: Você terá que esperar para ver. Eu não vou entregar o clímax do primeiro filme. Você terá que esperar até dezembro
E como é o tom do filme?
PJ: O tom? Como conseguimos usar os anexos de "O Senhor dos Anéis". Que são anotações que o Tolkien fez... 125 páginas que o Tolkien escreveu sobre estender "O Hobbit". Ele nunca publicou um "Hobbit" estendido, mas todas estas anotações foram publicadas em "O Retorno do Rei", nos anexos do final do livro. Aquele tom, daquele material, é bem parecido com "O Senhor dos Anéis". Então, nós combinamos este aspecto impulsivo, charmoso, de contos de fadas de "O Hobbit", com o material mais sério dos anexos. E criamos meio que um híbrido dos dois. Eu não queria fazer um filme só para crianças. Eu queria que combinasse com "O Senhor dos Anéis" como uma série de filmes que pudesse ser vista como uma coisa só. Que no total, eles pareceriam pertencer ao mesmo mundo. Mas certamente "O Hobbit" é mais engraçado, porque os personagens são mais engraçados. Não é... Não tem tanto... O futuro do mundo não está tão em perigo como em "O Senhor dos Anéis", então... Dá mais opções para se divertir.
Obrigado, todo mundo.
PJ: Muito obrigado.
O Hobbit - Uma Jornada Inesperada estreia em14 de dezembro
Leia a cobertura completa em O Hobbit