STEFANIE LOOS / AFP

Filmes

Notícia

Festival de Berlim exclui oficiais russos, mas não boicotará filmes do país

Evento segue exemplo de Cannes e Veneza

16.03.2022, às 10H00.

Assim como fizeram os festivais de Cannes e Veneza, a organização do Festival de Berlim anunciou que não receberá oficiais russos na próxima edição do evento. No entanto, isso não significa que banirá filmes de cineastas do país, como estabelece o comunicado divulgado à imprensa (via Deadline):

"Mesmo diante da guerra criminosa russa, portanto, não pode ser a intenção de excluir cineastas ou profissionais do setor cultural da Berlinale com base na sua nacionalidade, ou para isolá-los.

"Muitas vezes são precisamente suas obras que transmitem críticas aos seus respectivos regimes. Consequentemente, a Berlinale assume uma posição clara contra o boicote geral a obras culturais com base na sua origem, já que isso também suprimiria também vozes críticas. E o mundo precisa delas".

A próxima edição do festival acontece de 16 a 26 de fevereiro de 2023. Neste ano, o vencedor do Urso de Ouro foi o espanhol Alcarràs, e um curta brasileiro saiu premiado.

O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).

Acompanhe a gente também no Youtube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.