Adam Driver em cena de Megalopolis, de Francis Ford Coppola (Reprodução)

Filmes

Artigo

Coppola talvez reedite Megalopolis - mas já está escrevendo outro roteiro

Diretor ainda provocou fãs de O Poderoso Chefão com “cena perdida” que um dia pode adicionar

17.05.2024, às 09H05.
Atualizada em 18.05.2024, ÀS 09H20

Francis Ford Coppola admitiu que a versão de Megalopolis que o público do Festival de Cannes 2024 assistiu talvez não seja a final. Em coletiva do filme, acompanhada na tarde de hoje (17) pelo Omelete, o cineasta não descartou a possibilidade de mexer no filme nos próximos meses e anos.

A razão pela qual eu muitas vezes reedito meus filmes é bem simples: eu sou dono deles. E, na maioria das vezes, sou dono deles porque ninguém mais quer ser! Quando você é dono de um filme, é muito mais fácil acessá-lo para mexer um pouco nele, porque com o tempo você pensa: ‘Oh, eu entendo isso aqui um pouco melhor agora’”, explicou. Então, deixa eu te dizer: provavelmente continuarei aqui por mais uns 20 anos, sendo otimista. Se, nesses 20 anos, encontrar uma forma de fazer Megalopolis ser um pouco melhor, não vejo porque não tentar”.

Coppola aproveitou o ensejo do questionamento dos jornalistas para nomear alguns filmes em que não mexeria, especificamente A Conversação (1974) e o primeiro O Poderoso Chefão (1972). Neste último, no entanto, ele fez uma concessão: “Existe uma cena de Chefão, uma cena em específico… talvez, um dia, eu ainda a adicione ao filme”.

Por fim, o cineasta também revelou que qualquer possível revisita a Megalopolis só deve acontecer depois que ele finalizar o seu próximo filme, que já começou a escrever. Foi quando eu soube que tinha realmente acabado este aqui - eu comecei a trabalhar em outro. Isso é sempre um bom sinal”, brincou.

O Festival de Cannes 2024 acontece entre 14 e 25 de maio, exibindo filmes aguardados como Furiosa: Uma Saga Mad Max e Megalopolis, de Francis Ford Coppola, entre muitos outros. Fique de olho no Omelete para a cobertura completa.