Lex Rex Records/Divulgação

Filmes

Notícia

Alan Moore volta a criticar filmes de herói e infantilização do público

“Sempre amarei gibis, mas a indústria dos quadrinhos e todas as coisas ligadas a ela se tornaram insuportáveis”, diz o quadrinista

10.10.2022, às 12H53.

Um dos principais nomes da história dos quadrinhos, Alan Moore voltou a criticar a forma como filmes de heróis são recebidos pelo público. O autor de clássicos como Watchmen e Superman: O Que Aconteceu ao Homem de Aço afirmou que a “infantilização”dos fãs tem uma implicação política preocupante. “Essa busca por tempos mais simples, realidades mais simples - isso normalmente é um precursor do fascismo”, afirmou ele em entrevista à Variety.

Moore ainda afirmou que a noção de que gibis de super-heróis podem ser considerados adultos vem de uma interpretação errada do movimento de desconstrução do gênero que aconteceu nos anos 1980 - algo pelo que ele admite ter certa culpa. “Haviam várias manchetes dizendo 'Os quadrinhos ficaram adultos'. Acho que não, os quadrinhos não ficaram adultos. Havia alguns títulos que eram mais maduros do que as pessoas estavam acostumadas, mas a maioria dos gibis eram praticamente os mesmos de sempre. [O movimento] não era os quadrinhos crescendo, acho que era mais os quadrinhos encontrando a idade emocional do público vindo na direção oposta”.

Embora critique a exploração do meio, Moore reforçou que segue apaixonado por histórias em quadrinhos - pelo menos, até certo ponto. “Sempre amarei gibis, mas a indústria dos quadrinhos e todas as coisas ligadas a ela se tornaram insuportáveis”.

O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).

Acompanhe a gente também no YouTube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.