O diretor Alfonso Cuarón escreveu e dirigiu o filme Gravidade, o maior sucesso de sua carreira, por causa da falta de dinheiro. Durante um evento no Festival de Locarno neste domingo (11), o cineasta afirmou que a ideia do longa com Sandra Bullock veio apenas com a crise financeira pessoal em que estava após o fracasso de Filhos da Esperança nas bilheterias.
"Depois de Filhos da Esperança, que foi um desastre comercial completo, o apetite por meu trabalho despencou", disse Cuarón no festival, segundo o Deadline.
O diretor declarou que ficou sem dinheiro por conta da produção e que chegou a comentar a seus parceiros de trabalho que precisava escrever algo que não fosse artístico. "Eu precisava de um filme que permitisse a um estúdio me dar um cheque", disse.
Na mesma noite que falou com amigos sobre o assunto, ele escreveu a premissa de Gravidade. A Warner Bros. leu o roteiro e concordou com o projeto, mas com um pagamento reduzido.
Em meio a um acidente com lixo espacial na órbita da Terra, George Clooney vive um astronauta em fim de carreira e Sandra Bullock, uma iniciante. Ed Harris faz a voz do contato dos dois com a base da NASA em Houston, no Texas.
Gravidade venceu sete estatuetas do Oscar, incluindo edição de som, mixagem e trilha sonora.