Babadook é o mais novo ícone LGBTI do momento. Apesar do filme não ter nenhum indicativo da orientação sexual do personagem, uma brincadeira na internet transformou o monstro em um símbolo do orgulho LGBTI e o personagem ganhou montagens, fantasias e virou um dos destaques de Paradas ao redor do mundo.
O longa lançado em 2014 mostra uma mãe viúva que se vê assombrada por uma estranha criatura após ler um livro para seu filho de seis anos. Babadook é um terror psicológico que trata de temas como depressão e solidão, enquanto o monstro torna-se durante a história um símbolo para o luto pela morte do pai da família. O filme ganhou o status de clássico instantâneo e recebeu elogios inclusive de William Friedkin, diretor do Exorcista original, que escreveu em seu twitter. “Psicose, Alien, Diabolique e, agora, BABADOOK”. A produção construiu uma grande base de fãs do gênero, mas de repente ele começou a ganhar fama entre a comunidade LGBTI.
No final de 2016, uma pessoa publicou no Tumblr que o Babadook era, na verdade, homossexual. “Quando qualquer pessoa diz que o Babadook não é abertamente gay, tipo?? Você chegou a assistir ao filme?”, escreveu um usuário. Imediatamente, diversas pessoas começaram a entrar na brincadeira e a ideia de que o monstro é, na verdade, gay começou a crescer.
Em dezembro, outro usuário do Tumblr postou uma foto do filme listado no Netflix na categoria Filmes LGBT. Apesar de não existir nenhuma evidência de que isso realmente aconteceu, foi o necessário para deixar o meme ainda maior, fazendo com que ele explodisse no mês de junho deste ano, com pessoas fantasiadas de Babadook durante as Paradas do Orgulho Gay ao redor dos EUA e na Europa.
Confira as melhores montagens e fantasias: