Chegou o dia do ano mais esperado por cinéfilos e fãs de cultura pop: Barbie e Oppenheimer estrearam nos cinemas nesta quinta-feira (20), materializando o fenômeno "Barbenheimmer". E o Omelete, claro, preparou muitas coisas para você ficar por dentro destas duas estreias tão aguardadas.
Para começar, temos um bem-humorado combate entre os dois filmes. Qual tem o melhor diretor ou diretora? Qual ver primeiro? Qual tem o maior impacto sócio-cultural? As respostas de cada time para uma dessas perguntas, você confere no vídeo acima.
Mas não para por aí. Fizemos uma cobertura completa tanto de Barbie quanto de Oppenheimer, com críticas, vereditos e entrevistas com elenco. Confira abaixo o que publicamos sobre cada filme e fique por dentro de tudo sobre eles.
BARBIE - VEREDITO E CRÍTICA
Barbie é só para adultos? É um musical? A diretora Greta Gerwig e a atriz/produtora Margot Robbie entregam tudo o que esperávamos? Marcelo Hessel, Beatriz Amendola e Julia Sabbaga discutem no veredito!
Para quem quiser ler, temos ainda a crítica de Barbie, que elogia as atuações de Robbie e Ryan Gosling e o roteiro do longa: "A história é genuinamente divertida, com um humor que passeia entre a acidez e a inocência, mas também emociona com a jornada existencial de seus protagonistas, reservando momentos tocantes e provocando reflexões, especialmente em sua reta final."
OPPENHEIMER - VEREDITO E CRÍTICA
Com o perdão do trocadilho: Oppenheimer é uma bomba ou um estouro? Confira acima o que o trio formado por Marcelo Hessel, Caio Colleti e Mariana Canhisares achou.
E fique, também, com a crítica do longa, que o destaca como um filme que traz o melhor do diretor Cristopher Nolan: "Oppenheimer é muito mais sólido, enfim, como exercício estético-terapêutico extrapolado em filme do que como cinema-mensagem, cinema-manifesto, ou mesmo cinema-espetáculo. Mas eis a boa notícia: se você veio aqui por Nolan - o Nolan de verdade, não aquele fabricado pelos gatekeepers do prestígio e do dinheiro hollywoodiano - não dá para ficar mais Nolan do que isso."
BARBIE - ENTREVISTA
Fomos até Los Angeles (antes da greve dos atores) para conversar com a Margot Robbie, Ryan Gosling, Greta Gerwig, Michael Cera, Issa Rae, Kate McKinnon e America Ferrera. Você pode conferir o papo acima e ler trechos que já soltamos no site:
- Leia a crítica de Barbie
- Margot Robbie explica por que Ryan Gosling é o Ken ideal
- Margot Robbie conta o que a convenceu a viver a boneca
- Greta Gerwig “ainda não acredita” que a deixaram fazer o filme
- Greta Gerwig conta como tirou do papel referência a 2001 em Barbie
OPPENHEIMER - ENTREVISTA
Viajamos para Nova York (igualmente antes da greve dos atores) para um papo com o próprio Christopher Nolan e também com os astros Cillian Murphy, Matt Damon e Emily Blunt. Veja acima e confira abaixo o que já saiu no site:
- Oppenheimer teve cortes mínimos: “Tudo que Nolan grava vai para o filme”
- Oppenheimer em Barbie 2? “Não sei se supero Ryan Gosling”, diz Matt Damon
- Oppenheimer | Nolan rejeita rótulo de “biopic”: “Esse gênero não existe”
BARBENHEIMER: ANÁLISE DO FENÔMENO DE BILHETERIA
Barbenheimer foi verdadeiramente um fenômeno de bilheteria. Em vez de abraçar a competição entre os títulos, os fãs fizeram das estreias simultâneas motivo para fazer uma sessão dupla e, já na estreia, foi perceptível o resultado desse movimento. Ambos os filmes arrecadaram acima do esperado: Barbie fez US$ 162 milhões nos Estados Unidos, enquanto Oppenheimer fez US$ 82,4 milhões.
Os números já mudaram muito desde então — Barbie atingiu a marca do US$ 1 bilhão no mundo! Mas fato é que o combo significou uma "vitória para o cinema", como bem colocou o cineasta Francis Ford Coppola. Acima, confira a nossa análise desse fenômeno.