A Netflix lançou hoje (28) Black Mirror: Bandersnatch, filme-evento com uma experiência interativa para o público. E como são as escolhas que moldam o final da história, há várias possibilidades para o desfecho de Stefan.
Em entrevista para a Variety, executivos da Netflix confirmaram que são cinco finais possíveis, com inúmeras formas para chegar até eles. Já os fãs que estão repetindo a experiência afirmam que podem existir mais do que isso. Para matar a curiosidade, abaixo reunimos os cinco finais principais da história (cuidado com muitos spoilers):
Final um - prisão
Black Mirror: Bandersnatch/Netflix/Divulgação
Um dos finais possíveis é que Stefan descobre o PAC (Program and Control), um programa de controle do qual o seu pai faz parte desde sua infância. Através de documentos e gravações, o jovem descobre que é sim monitorado por seu pai e sua terapeuta o tempo todo.
Ele pega um objeto na cozinha e mata o pai com um golpe na cabeça. Surge uma opção do que fazer com o corpo do pai, enterrar ou cortar. Ao escolher o enterro, várias possibilidades podem surgir (em uma o cachorro do vizinho descobre o corpo), mas em todas Stefan é preso pelo assassinato. Seu jogo é lançado antes de ser finalizado em meio à polêmica do crime e ganha uma nota mediana.
Final dois - morte de Stefan
Black Mirror: Bandersnatch/Netflix/Divulgação
Ao assistir Bandersnatch, fica claro que um marco na vida de Stefan foi a morte de sua mãe na infância, em um acidente de trem. Quando a história é contada pela primeira vez, o garoto deixou de ir na viagem porque não encontrou seu coelho de pelúcia, escondido pelo pai. Além disso, ele atrasou a mãe, que acabou pegando o trem fadado a descarrilar.
Neste final, Stefan entra no espelho e volta para sua infância. Ele recupera o ursinho e atrasa sua mãe novamente, que pergunta se ele vai acompanhá-la. Ao escolher sim, o garoto vai na viagem de trem e também morre. O filme volta ao presente e mostra que, ao ter morrido no passado, Stefan também morreu no presente na sala de sua terapeuta.
Final três - história se repete
Black Mirror: Bandersnatch/Netflix/Divulgação
Esse final começa novamente com a morte do pai de Stefan. Mas ao invés de enterrá-lo, a escolha deve ser por cortá-lo em pedaços. Aqui o jovem consegue escapar das acusações e termina o jogo Bandersnatch, que se torna um sucesso e recebe cinco estrelas no programa de TV.
Eventualmente o crime é descoberto e o jogo é retirado do mercado. Nos dias atuais, a filha de Colin (que aparece ainda bebê no começo do filme) já é adulta e resolve fazer uma versão do jogo para colocar na Netflix. O usuário consegue controlar as decisões dela, que precisa escolher entre jogar chá no computador ou destruí-lo, já que ela é a nova vítima da paranoia.
Final quatro - cena de ação da Netflix
Black Mirror: Bandersnatch/Netflix/Divulgação
Quando Stefan grita para quem o está controlando, pode surgir na tela de alguns usuários o logo da Netflix. Ao escolhê-lo, o computador de Stefan começa a explicar o que é a Netflix e há quase uma quebra de quarta parede, quando quem está assistindo diz que está assistindo Stefan e o controlando.
O jovem vai até o consultório de sua terapeuta e ela questiona: se toda aquela realidade é feita para o entretenimento, por que as coisas não são mais interessantes? Então começa uma grande cena de ação que dá duas opções: lutar com a terapeuta ou pular da janela. Ao escolher a luta, Stefan é retirado da sala aos gritos e os créditos começam.
Final cinco - um ator
Black Mirror: Bandersnatch/Netflix/Divulgação
Esse final é segue os mesmos passos do anterior. Mas ao invés de escolher lutar com a terapeuta, escolha pular da janela.
Então é revelado que Stefan é um ator no set de filmagens e os créditos começam. Vale lembrar que esse são apenas os finais “principais” e os fãs já encontraram outras possibilidades.