O compositor e produtor musical britânico Andrew Lloyd Webber, criador do espetáculo Cats, confessou em entrevista à Variety que ficou tão horrorizado com a adaptação cinematográfica de 2019 que comprou um cachorro pouco depois de vê-la. Dirigida por Tom Hooper (Les Misérables), a produção foi um dos maiores fracassos comerciais e de crítica em seu ano de lançamento.
"Cats foi errado para além da métrica", afirmou Webber. "Não houve qualquer compreensão do porquê da música funcionar. Eu vi e pensei: 'Meu Deus, não'. Foi a primeira vez em meus 70 e poucos anos neste planeta em que eu fui e comprei um cachorro. Então a coisa boa que saiu disso foi meu filhotinho havanês", brincou.
Segundo o compositor, o cachorro foi sua companhia durante o isolamento por conta da pandemia da covid-19, na Inglaterra. Ele se apegou tanto ao animal que o trouxe com ele para Nova York. "Eu escrevi às autoridades alfandegarias dizendo que precisava dele comigo sempre pois sou ferido emocionalmente e preciso do meu cachorro terapêutico", explicou. "Disse: 'Vocês viram o que Hollywood fez ao meu musical, Cats?', então a aprovação veio dispensando receita médica", ironizou.
- Os piores momentos de Cats
- Seth Rogen assiste Cats chapado e começa campanha por nova versão bizarra
- Leia a crítica de Cats
Cats narra a história de um grupo de gatos chamado Jellicles e se passa na noite em que eles decidem qual deles deve ir para um lugar melhor. Criado por Webber, o musical passou 18 anos em cartaz na Broadway.
A adaptação para os cinemas foi um fracasso comercial, com pouco mais de US$ 73 milhões nas bilheterias mundiais, além de ter sido massacrado pela crítica - com 19% de aprovação no Rotten Tomatoes.