Filmes

Notícia

Clube da Luta | Chuck Palahniuk comenta mudanças feitas em versão chinesa

Final do longa foi alterado na China

27.01.2022, às 13H51.

O final de Clube da Luta alterado por censores chineses causou certa discórdia entre fãs do longa de David Fincher, mas não desagradou Chuck Palahniuk, autor do livro que deu origem ao filme. Segundo o escritor, a versão disponibilizada pelo streaming local Tencent Videoreaproximou um pouco o filme do livro” (via THR).

O que acho muito interessante é que meus livros são banidos por todos os Estados Unidos”, ironizou Palahniuk, lembrando que escolas públicas e privadas se recusam a adicionar sua obra no catálogo. “Só é um problema quando a China muda o final de um filme? Tenho lidado com livros banidos a minha vida toda”.

O escritor disse também que não há nada novo em ver Clube da Luta ser modificado fora dos EUA. “Muitos dos meus editores em outros países mudam meu livro para se aproximar do fim do filme. Lido com esse tipo de revisionismo há 25 anos”.

Enquanto o corte original, que pode ser conferido no topo da página, traz o Narrador (Edward Norton) “matando” Tyler (Brad Pitt) atirando no próprio rosto antes de assistir, ao lado de Marla (Helena Bonham Carter), os prédios comerciais explodirem, a versão chinesa substitui essa sequência por uma tela branca e um texto que afirma que o protagonista foi preso antes de a explosão acontecer e condenado a cumprir pena em um sanatório. De fato, esse final “alternativo” - que condiz com o costume dos censores de sempre procurar mostrar vilões sendo levados à justiça pelas autoridades - adapta até de forma mais próxima o livro de 1996, onde o narrador é mandado para um hospício após as bombas de Tyler falharem.

Em Clube da Luta, Norton é um executivo que trabalha como investigador de seguros, tem uma boa vida financeira, mas sofre com problemas de insônia. Para tentar se curar, ele começa a frequentar terapias em grupo, mas sua vida vira de cabeça para baixo quando ele conhece Tyler. Com ele, forma um clube da luta, onde pessoas são amigas, mas se esmurram violentamente em algumas noites. O filme chegou aos cinemas em 1999.