Pouco tempo depois de concluir o excepcional Quero ser John Malkovich (Being John Malkovich, de Spike Jonze, 1999), o roteirista Charlie Kaufman recebe uma outra proposta de trabalho: adaptar a obra O Ladrão de Orquídeas, de Susan Orlean, para as telas. Encantado com o sensível texto da escritora, o roteirista começa a trabalhar no script do novo filme. Mas logo percebe que o livro, por sua vez também uma adaptação - de um artigo publicado na revista The New Yorker -, é praticamente intransponível para as telas. Isso devido à ausência de uma linha narrativa ou história central.
Adaptação
Adaptação
Se você acha que tudo isso parece uma dessas confusões de pré-produção que acontecem aos montes em Hollywood, acertou. E é justamente essa bagunça toda que você vai ver em Adaptação (Adaptation, de Spike Jonze, 2002), produção que mistura realidade e ficção e transforma o sempre esquecido roteirista em principal protagonista.
Charlie Kaufman (Nicolas Cage), um inusitado escritor com péssima auto-estima e dificuldades em se relacionar, escreve por inspiração. Seu irmão gêmeo, Donald (também Cage), vive sua vida com ousadia, sem medo de errar ou parecer ridículo. Charlie escreve sobre Susan (Meryl Streep, ótima!), que, por sua vez, escreve sobre a vida e sobre John Laroche (Chris Cooper), um ambientalista espertalhão com delírios de grandeza, que tem como meio de vida roubar mudas de plantas ameaçadas de extinção nos pântanos da Flórida. Quatro histórias que seguiriam paralelas, não fosse o desespero de Charlie em conseguir entregar seu roteiro...
Com uma idéia que, a princípio causa estranheza, os roteiristas - cuja interpretação no filme por Nicolas Cage podem render o segundo Oscar do ator -, conseguiram realizar uma produção cabeça, seguindo à risca todos os padrões da cartilha de Hollywood de como deve ser um filme comercial para ter sucesso. Obviamente, a ironia acompanha todos os 114 minutos da película e culmina num convite ao debate.
Curiosamente, Charlie e Donald Kaufman assinam juntos o roteiro. Todavia, Donald não passa de uma criação de Charlie, fato que não impediu sua indicação ao lado do irmão ao Oscar de melhor roteiro original.
Contudo, antes de ir ao cinema, recomendamos que você confira Quero ser John Malkovich, disponível nas locadoras. A parceria anterior entre Kaufman e o diretor Spike Jonze é pré-requisito para uma máxima apreciação de Adaptação. Além disso, já deixe reservado um tempinho depois da sessão para uma discussão sobre o filme com os amigos. Adaptação merece. :-)