a todo volume
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Felizmente, o novo filme dirigido por Davis Guggenheim (vencedor de um Oscar em 2007 por Uma Verdade Inconveniente), que ainda tem The Edge, do U2, como convidado, sabe evitar o excesso de mistificações.
Ao invés de somente reunir ícones para uma jam com declarações de amor ao instrumento e metáforas etéreas, A Todo Volume vai atrás da história desses convidados, dos seus processos de composição, tenta entender o que há de singular em seus estilos e como eles contribuíram para definir o som de suas bandas - e do rock dos últimos 40 anos.
Guggenheim ordena depoimentos logo no início para mostrar que a eleição do trio não foi aleatória. The Edge é o experimentalista, o racional, que equaciona efeitos de pedal e eletrônica para criar riffs como o de "Elevation". Já o guitarrista do White Stripes e do Raconteurs é o purista, o homem do campo, o nostálgico, que prefere pegar uma guitarra tosca e extrair dela uma espécie de autenticidade. Page meio que serve de meio-termo: típico representante dos anos 70, tem formação clássica, como White, mas está aberto a todo tipo de novidade, como Edge.
Aconteceu no dia 23 de janeiro de 2008 a jam entre os três, num barracão gigantesco que certamente teve a sua acústica medida pelos guitarristas. Ali eles tocam juntos músicas de suas respectivas bandas, o que tem poder de catarse inegável. Mas o grosso do filme é o resgate histórico, além das cenas de cada um dos três em seus próprios ambientes - ao som não só de faixas do Led Zeppelin, do U2 e do White Stripes, como alguns blues, skiffles e músicas do começo do rock distorcido.
A Todo Volume acaba sendo um prazeroso apanhado de canções gravadas e ao vivo. Junte a sensibilidade do diretor de fotografia Guillermo Navarro (dos filmes de Guillermo Del Toro) para capturar detalhes e feições e temos aí uma combinação eficiente.
O talento de Navarro para criar essa sintonia consegue até diminuir os espaços (de respeito, de vaidade) que separam Page, Edge e White. Há ali entre os três graus maiores e menores de comprometimento com o filme (a entrega de Edge, tanto para revelar seu processo de criação quanto sua história, é o grande trunfo do documentário), e no fim Navarro e Guggenheim fazem até parecer que os três nasceram para tocar juntos.