Do alto da colina, uns dez índios cercam as saídas dos dois homens da lei, dos dois pistoleiros e do condenado pela justiça. Um cavalo já foi morto na primeira troca de tiros. A segunda promete ser definitiva. Um dos homens da lei sobe a colina para negociar. Consegue, milagrosamente, evitar um derramamento de sangue. Ganha em troca um... corsete.
appaloosa
appaloosa
No faroeste Appaloosa - Uma Cidade Sem Lei (Appaloosa, 2008), estrelado por homens de porte e feições duras como Ed Harris, Viggo Mortensen e Jeremy Irons, tudo gira em torno de uma mulher. Por incrível que parece, mata-se e morre-se na pequena e poeirenta Appaloosa por causa de Renée Zellweger.
Virgil Cole (Harris) e Everett Hitch (Mortensen) haviam chegado para botar ordem na cidade. Randall Bragg (Irons) matara o xerife local ao desobedecer um comando nos limites de sua propriedade, então a missão de Cole e Hitch é levar Bragg a julgamento. Não é uma encomenda tão difícil assim, dada a experiência da dupla e, principalmente, à grossa espinguarda calibre .8 de Hitch. Mas aí entra a mulher...
Pelo modo como Ed Harris e Viggo Mortensen trocam sorrisos de canto de boca, rindo do que o futuro lhes reserva, como Butch e Sundance, os dois parecem se divertir com a idéia de que toda uma linha de discurso e conduta no Velho Oeste - local e época em que conduta e discurso importavam de verdade - não vale nada diante de um coração apaixonado.
A tradição do western mitifica os cowboys solitários e condena, como em McCabe and Mrs. Miller, quem ousa sonhar com uma vida a dois sossegada. Pois em Appaloosa a opção por uma romântica aposentadoria pode não só vingar (com direito à escolha do tecido da cortina da casa nova) como pode perdurar. Pra não chamarmos de ruptura, é um diálogo que Ed Harris propõe, neste seu segundo filme como diretor, entre a herança misógina do faroeste e uma nova visão do xerife enquanto dona-de-casa.
Diálogo (e não ruptura) porque o filme não deixa de glorificar o bom e velho lobo solitário. Aliás, é uma bela demonstração de desprendimento o fato de Harris ter legado para Mortensen o holofote, permitindo-lhe construir um mito de poucas palavras e grandiosos atos como os antigos personagens de John Wayne.
Com sua espinguarda eternamente debaixo do braço, Everett Hitch é o lastro que mantém com um pé no passado este curioso filme chamado Appaloosa.