Filmes

Crítica

Crítica: Appaloosa - Uma Cidade Sem Lei

Faroeste dirigido e estrelado por Ed Harris mostra que o maior perigo do Velho Oeste são as mulheres

30.10.2008, às 00H00.
Atualizada em 01.11.2016, ÀS 23H03

Do alto da colina, uns dez índios cercam as saídas dos dois homens da lei, dos dois pistoleiros e do condenado pela justiça. Um cavalo já foi morto na primeira troca de tiros. A segunda promete ser definitiva. Um dos homens da lei sobe a colina para negociar. Consegue, milagrosamente, evitar um derramamento de sangue. Ganha em troca um... corsete.

appaloosa

appaloosa

No faroeste Appaloosa - Uma Cidade Sem Lei (Appaloosa, 2008), estrelado por homens de porte e feições duras como Ed Harris, Viggo Mortensen e Jeremy Irons, tudo gira em torno de uma mulher. Por incrível que parece, mata-se e morre-se na pequena e poeirenta Appaloosa por causa de Renée Zellweger.

Virgil Cole (Harris) e Everett Hitch (Mortensen) haviam chegado para botar ordem na cidade. Randall Bragg (Irons) matara o xerife local ao desobedecer um comando nos limites de sua propriedade, então a missão de Cole e Hitch é levar Bragg a julgamento. Não é uma encomenda tão difícil assim, dada a experiência da dupla e, principalmente, à grossa espinguarda calibre .8 de Hitch. Mas aí entra a mulher...

Pelo modo como Ed Harris e Viggo Mortensen trocam sorrisos de canto de boca, rindo do que o futuro lhes reserva, como Butch e Sundance, os dois parecem se divertir com a idéia de que toda uma linha de discurso e conduta no Velho Oeste - local e época em que conduta e discurso importavam de verdade - não vale nada diante de um coração apaixonado.

A tradição do western mitifica os cowboys solitários e condena, como em McCabe and Mrs. Miller, quem ousa sonhar com uma vida a dois sossegada. Pois em Appaloosa a opção por uma romântica aposentadoria pode não só vingar (com direito à escolha do tecido da cortina da casa nova) como pode perdurar. Pra não chamarmos de ruptura, é um diálogo que Ed Harris propõe, neste seu segundo filme como diretor, entre a herança misógina do faroeste e uma nova visão do xerife enquanto dona-de-casa.

Diálogo (e não ruptura) porque o filme não deixa de glorificar o bom e velho lobo solitário. Aliás, é uma bela demonstração de desprendimento o fato de Harris ter legado para Mortensen o holofote, permitindo-lhe construir um mito de poucas palavras e grandiosos atos como os antigos personagens de John Wayne.

Com sua espinguarda eternamente debaixo do braço, Everett Hitch é o lastro que mantém com um pé no passado este curioso filme chamado Appaloosa.

Assista a clipes

Nota do Crítico
Ótimo