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Crítica

Crítica: É Proibido Fumar

Diretora de Durval Discos aplica mais um choque de gestão num paulistano que vive do passado

03.12.2009, às 16H00.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 13H55

Há algo nos párias que ao mesmo tempo seduz e incomoda Anna Muylaert. Paulistana, uspiana, a diretora contou em seu primeiro longa, Durval Discos, a história de um tipo clássico da Vila Madalena que nunca deixou os anos 70. Agora, no segundo, É Proibido Fumar, as locações só mudam alguns quilômetros, para um prédio residencial em Higienópolis.

é proibido fumar

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Novamente é a história de uma pessoa que parou no tempo: Baby (Glória Pires), candidata a "ficar pra titia", como se dizia. Baby veste camiseta do Chico Buarque e briga com as irmãs para ficar com o sofá que era da mãe. As marcas cênicas que martelam o rótulo do anacronismo chegam a ser sufocantes - ela dá aula de violão para um menino que faz judô! Se existe algo mais oitentista do que judô é fazer judô e estudar violão ao mesmo tempo.

Mas, enfim, é o humor que dá o tom inicial em É Proibido Fumar, e a caricatura é vital à boa comédia. Anna Muylaert sabe muito bem - a partir de uma harmonia de desenho de produção, trilha sonora, figurino, mise-en-scène - como tipificar um personagem e associar esse personagem a um espaço bem definido. No caso de Baby, embora a atuação de Glória Pires seja exata, o apartamento é tudo.

Olhando de fora a lateral do prédio, ponto de vista que frequentemente a câmera nos oferece, a diferença é gritante: os vizinhos têm janelas lisas, brancas, e o apê de Baby parece uma selva, abandonado às plantas desde a pré-história. Quando entramos na sala, inicialmente, não se vêm o chão nem o teto. O formato Scope, de janela 2,35:1, alarga as laterais e achata o cenário. Com Glória sempre ao centro, sentada ao sofá, é como se sua personalidade se espalhasse preguiçosa para os lados.

Em Durval Discos mesmo Muylaert já tinha predileção por mostrar a fachada da casa seguidamente, não só o interior, e afinal a loja de discos era fundamental à trama. Fica muito difícil dissociar os dois porque em É Proibido Fumar, além da construção do ambiente, há uma virada similar à de Durval Discos, quando a comédia melancólica cede cada vez mais lugar a um drama melancólico que mantém um pé no suspense (com direito a câmera saindo do tripé e partindo levemente tremida para a mão).

No apartamento vizinho de Baby chega um novo locatário. Entra em cena o personagem de Paulo Miklos, Max, outro pária da época em que as pessoas tinham apelidos em inglês, provocando a paixão de Baby. Ela concorda em largar o cigarro por pedido dele, se depila - toma rumo, enfim. Mas a virada está logo ali (e as fotografias presentes nos créditos iniciais eram um sobreaviso) e Baby será exposta, como Durval, ao teste definitivo do seu amadurecimento: mudar ou permanecer a mesma?

Desde que É Proibido Fumar ganhou o Festival de Brasília, chegou-se a um consenso de que o filme é um Durval Discos light. Talvez "light" não seja o termo ideal. O segundo longa de Muylaert é, sim, dependendo de quem olha, mais contido ou mais acomodado. Em nome de uma resolução que está em conformidade com as regras da comédia romântica, o "choque de gestão" de Muylaert não opera em Baby uma transformação como a de Durval. Opera mais uma conscientização, por assim dizer, e isso pode incomodar quem não enxerga ali uma evolução de filme pra filme.

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Nota do Crítico
Bom