Rachel Weisz e Timothy Spall lutam em lados opostos em Denial, um inusitado filme de tribunal baseado em uma história real.
Na década de 1990, a historiadora Deborah Lipstadt, especializada no holocausto do povo judeu da Segunda Guerra Mundial, teve que se defender perante a corte britânica. Seu acusador era David Irving, também historiador, mas um que nega a existência do holocausto. Em seus livros, a autora descredita o trabalho de Irving, chamando-o de um "denier", termo que Irving julga ofensivo, iniciando o processo.
A história de contornos surrealistas ganhou escala épica devido ao curioso sistema de justiça britânico. Para vencer, Deborah teve que provar que o holocausto realmente aconteceu.
O inglês Mick Jackson dirigiu o drama a partir do livro da própria Deborah, adaptado por David Hare, de filmes históricos como The Reader e As Horas. O diretor explora bem os meandros da estranha justiça britânica, mostrados aos olhos da americana cética, enquanto lida com as diferenças culturais da ré e os ingleses.
Weisz emprega suas habituais qualidades como atriz. Não exagera na emoção, jamais descambando para o melodrama, tão comum nesse tipo de filme... sua raiva contida é bem-vinda. Mas é Spall, o acusador, que dá o tom emocional (e irracional) do filme. Seu neo-nazista, racista, misógino e extremista é tão fascinante quanto grotesco. Um dos melhores trabalhos de uma carreira formidável.
Em tempos repletos de covardes ocultos atrás das cortinas digitais, que deturpam a todo instante o significado de ter direito à livre expressão e de pensamento, Denial é um lembrete poderoso que opiniões equivocadas, ainda que de direito, têm consequências.