Muitos foram os filmes já feitos sobre adolescentes em busca da tal experiência inesquecível que é a primeira vez. O brasileiro Desenrola (2011) também explora essa temática, mas sem o desespero dos garotos de American Pie (1999), pois a história é contada pelos olhos de uma menina.
Desenrola
Desenrola
Desenrola
As primeiras cenas são claramente a visão de um adulto sobre o "mundo dos jovens", com direito a garotos andando de skate, beijos na boca e trilha sonora de rock brasileiro - tudo muito radical, como num episódio de Malhação. A sorte é que o ar da novela jovem da Globo vai ficando em segundo plano à medida em que os jovens atores, e suas atuações delicadas e transparentes, tomam conta do filme.
A história gira em torno de Priscila (Olívia Torres), que no auge de seus 16 anos fica sozinha em casa por 20 dias. E em 20 dias, muita coisa pode acontecer... Como qualquer adolescente, ela está apaixonada pelo garoto mais gato - e galinha - do bairro, Rafa (Kayky Brito). Ela vai sempre à praia para observá-lo, mesmo tendo medo do mar. Mas, de repente, o platonismo começa a se tornar realidade. Rafa começa a dar atenção a ela, e o sonho de perder a virgindade com o surfista sarado e mais velho parece cada vez menos impossível.
Desenrola é baseado em uma pesquisa sobre sexualidade, que gerou a série de documentários para TV Quando Éramos Virgens. É este embasamento que permite um caminho menos caricato, apesar do roteiro que segue os moldes de um filme sobre adolescentes em busca da primeira transa. Torna-se então muito fácil a identificação com os sentimentos demonstrados por Priscila, Tizi (Juliana Paiva), Boca (Lucas Salles) e turma - primeiras vezes nem sempre são "especiais", ficar grávida aos 17 sempre será desesperador e, sob pressão, até um garoto do ensino médio está suscetível a uma brochada.
Prejudicam o filme escolhas de linguagem que são mais televisivas do que cinematográficas, a repetição de músicas da trilha sonora e a incômoda participação especial de Pedro Bial, que até no papel de professor de matemática fala como se tivesse à sua frente os espectadores da "nave Big Brother". Bial consegue ser o pior do time de atores globais convidados, que inclui Claudia Ohana, Marcello Novaes, Letícia Spiller, Roberta Rodrigues e Juliana Paes, em uma ponta como a tia gostosa de Alfenas, uma espécie de nova "mãe do Stiffler".
Ainda assim, Desenrola consegue falar a língua de seu público-alvo - é um filme suficientemente desencanado para isso.
Desenrola | Cinemas e horários