Filmes

Crítica

Bater ou Correr em Londres | Crítica

<i>Bater ou correr em Londres</i>

20.03.2003, às 00H00.
Atualizada em 10.11.2016, ÀS 01H03

Bater ou correr em Londres (Shanghai Knights, de David Dobkin, 2003) retoma a parceira de Jackie Chan e Owen Wilson, dupla responsável pelo divertido Bater ou correr (Shanghai Noon, de Tom Dey, 2000). Desta vez, contudo, a série deixa o faroeste de lado para mostrar uma aventura na Londres do final do século XIX.

No filme original, Chon Wang (Chan), um guarda imperial chinês, vai para a América do Norte resgatar a princesa seqüestrada da Cidade Proibida. Lá conhece Roy OBannon (Wilson) e os dois acabam aliados contra o criminoso Lo Fong.

Na continuação da série, a dupla começa separada, com Wang trabalhando como xerife de Carson City, e Bannon curtindo a vida. Porém, quando o chinês recebe uma carta de sua irmã (Fann Wong), sua presença em Londres torna-se necessária para vingar a morte de seu pai e recuperar a honra da família. Sendo assim, recorre ao antigo parceiro para que juntos possam chutar algumas bundas britânicas (kick some arse, como eles dizem por lá).

Na terra do Big Ben e do chá das cinco, os dois acabam encontrando personagens históricos como Sir Arthur Conan Doyle (o criador de Sherlock Holmes), um jovem Charlie Chaplin, Jack, o Estripador e até a própria Rainha Vitória. O cenário mais civilizado que o Velho Oeste também é propício para diversas homenagens, tais como a cena de luta em que Chan enfrenta diversos oponentes, armado apenas com um guarda-chuva e ao som de Cantando na Chuva. Aos 48 anos, o ator prova que ainda tem muito o que impressionar nas telonas, apesar de suas cenas de luta estarem diminuindo a cada ano.

A ótima dinâmica da dupla também ajuda bastante o filme. Owen Wilson não é tão engraçado quando Chris Tucker, parceiro de Chan em A hora do Rush, mas convence em quase todas as cenas de humor. Seu estilo é menos pastelão, mas não menos eficaz.

Enfim, Bater ou correr em Londres traz exatamente aquilo a que se propõe: ação e humor bem dosados, com uma história diferente da original e tão divertida quanto. Mérito dos escritores Alfred Gough e Miles Millar, os criadores da telessérie Smallville.

Para os fãs do gênero, um prato cheio.

Bater ou correr em Londres
(Shanghai Knights) EUA, 2003

Direção: David Dobkin
Roteiro: Alfred Gough & Miles Millar

Elenco: Jackie Chan, Owen Wilson, Donnie Yen, Fann Wong, Aidan Gillen, Tom Fisher,
Kim Chan, Gemma Jones

Imagens © Touchstone Pictures

Nota do Crítico
Bom