Um dos pontos mais importantes ao analisar um filme é entender qual é a proposta dele e o que deseja passar para seu público. No caso de My Little Pony - o Filme, o direcionamento é claramente para as crianças que conhecem os desenhos e brinquedos, mas isso não torna o filme ruim, já que ele cumpre bem o plano de agradar esse público.
A trama começa mostrando a sociedade dos pôneis, que vive tranquila no reino de Equestria com suas quatro princesas. Nesse momento, há uma clara preocupação em mostrar diversidade entre os personagens: vemos fêmeas, machos (um, inclusive, de barba), idosos, crianças, além de várias combinações diferentes de cabelos, cores e culturas. Pode parecer algo bobo, ainda mais em uma produção para o público infantil, mas esses pequenos detalhes ajudam na formação de uma mensagem maior: seres diferentes podem conviver juntos em harmonia, desde que exista respeito mútuo por essas diferenças.
Toda essa realidade fofa muda quando a vilã Tempest chega ao local, com o objetivo de capturar as princesas e prender os pôneis. Na luta, apenas Twilight, a mais inexperiente das governantes, consegue fugir com suas amigas e começa uma jornada para buscar ajuda.
Para o público adulto, já acostumado com a jornada do herói em várias produções, o arco da protagonista é batido: ainda insegura de suas capacidades, Twilight mostra coragem ao embarcar na aventura, comete erros, é traída, mas descobre que tem algo a mais dentro de si e, com a ajuda das amigas, amadurece e consegue seu objetivo. Porém, para as crianças que assistem tudo isso no meio de muitas cores e bons números musicais, a trama realmente consegue ser cativante.
Em um mercado cinematográfico cheio de opções, My Little Pony - o Filme aposta na fofura de suas personagens para chamar a atenção do público infantil, mas consegue também ser um filme gostoso de assistir, com mensagens importantes no meio de toda a purpurina e cantoria.