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Crítica

Profissão de Risco | Crítica

Um suspense pretensioso, sem mistério ou tensão

17.10.2014, às 14H02.

A pretensão de Profissão de Risco é diluída da premissa ao clímax. O filme de David Grovic quer ser um noir nos tempos atuais, apresenta um mistério vazio e tenta mostrar um novo Robert De Niro, mais caricato que o normal. Não existe acerto em nenhuma das tentativas. Por baixo de seu disfarce de thriller indie está um suspense genérico sem qualquer atrativo.

the bag man

A trama é sobre uma mala, por isso o título em inglês The Bag Man, que em uma tradução literal seria algo como "o homem da mala" - vivido por John Cusack. Ele é contratado por um excêntrico milionário, interpretado por De Niro, para pegar o objeto e entregá-lo em um endereço combinado. No local, um motel de beira de estrada, o protagonista encontra alguns sujeitos estranhos e uma prostituta (a atriz brasileira Rebecca Da Costa).

Não bastasse a fotografia escura e os cenários limitados, Grovic abusa dos personagens pitorescos - ora macabros, ora cômicos - para criar um ambiente que flutua entre a ilusão e o real. A ideia falha não pelos atores coadjuvantes, que entregam boas performances, mas pelo ritmo imposto pela direção. As cenas de tensão optam por cortes bruscos e foco desnecessário nos diálogos, explicativos na maioria das vezes.

Cusack não faz questão de fugir do padrão de seu estilo de atuação. Em tela está o mesmo personagem de Identidade, O Corvo, 1408 e tantos outros filmes do gênero. Honesto da parte dele. De Niro, por outro lado, veste uma peruca platinada e alguns anéis para incorporar um psicopata. Não fosse pelo visual, o personagem não seria diferente dos últimos fracassos do ator no cinema. Triste da parte dele. Incomoda ver um nome tão importante quanto esse cada vez mais isolado de bons projetos.

E a relação entre ambos está ligada à mala, que em momento algum se torna realmente relevante para o espectador. O mistério sobre ela, na verdade, deixa de ser importante e torna-se óbvio no terceiro ato, quando o filme tenta reverter seus conceitos e se transforma em um estudo psicológico do protagonista. Mais uma medida pretensiosa e mal executada de um filme que nunca desenvolve bem as ideias apresentadas.

Nota do Crítico
Ruim