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Crítica

Um Grande Garoto | Crítica

Fascina por apresentar retratos precisos de gente do seu tempo

18.07.2002, às 00H00.

Em 1994, Damon Albarn e seus comparsas do Blur pintaram o retrato musical da classe média européia de fim de século, embalaram com alguns cachorros de corrida na capa e deram o nome de Parklife à pequena obra-prima. Ali, em meio a pombos nojentos, Prozacs e tristeza sem motivo, mostrava-se um cidadão prosaico com tendência à depressão, abraçando-se (talvez pela primeira vez na música pop) o cotidiano como elemento si ne qua non da vida moderna.

A literatura pop também teve seu equivalente nos livros de Nick Hornby. Enquanto o sujeito - muito astuto - fazia uma tremenda auto-análise nas páginas de seus livros, ainda foi capaz de pintar seu meio em tons pastéis. A literatura desse torcedor do Arsenal não é nada versátil e seria difícil imaginar um Rob Gordon (de Alta fidelidade) ambientado no século XVIII ou Will (o anti-herói de Um grande garoto) em algum romance futurista.

São retratos precisos gente de seu tempo. E por isso mesmo fascinam e divertem tanto. Blur nos discos, Simpsons na TV e Hornby nas prateleiras de livraria bastarão para explicar o homem da virada de século aos antropólogos do futuro.

Ponto.

Justamente em Um grande garoto, Hornby foi mais fundo em seu retrato social, mostrando que todos são desajustados sociais em potencial e que os normais é que são loucos. Suas personagens principais (Will e Marcus) com suas neuroses de má-colocação no meio e todas as personagens de apoio acabam servindo ao leitor como um espelho retorcido, onde qualquer um se enxerga no momento em que supera o teor (nem tento) caricato das personalidades.

E poucos sabem se utilizar dos clichês (o garoto muito esperto, o adulto crianção, a mulher neurótica, os rebeldes da escola) como o escritor neste livro, e até mesmo as (hilárias?) situações românticas são apenas escadas para retratos de neurose.

E então o filme.

Esqueçamos todo este preâmbulo ao se pisar no cinema. O que se vê projetado é justamente o inverso do que o autor pretendeu no papel. Ao invés da idéia de uma totalidade de desajustados, o que pinta ali são histórias de redenção, provas de que todos, no final das contas, acabam caindo no mesmo saco, acabam normalizando.

Nem por isso o filme é ruim, muito pelo contrário.

Hugh Grant é, talvez, o melhor ator inglês para atuar em comédias de situação como esta. Suas caretas naturais e seu tempo perfeito para o filme baseado em tiradas o tornam um eterno favorito do público. O garoto Nicholas Hoult está adequado ao papel. Nada de sensacional, mas sua cara de nerd acaba tornando seu serviço mais simples. O restante do elenco de apoio consegue segurar com méritos a comédia, que acaba tendo tudo para se tornar um favorito das Sessões da Tarde.

Faltam coisas do livro, notadamente a sensacional, desastrada e simbólica viagem de trem de Marcus e Ellie - quando da morte de Kurt Cobain (Kirk O’Bane para os íntimos). Sobra ainda um tanto de otimismo, talvez resultado de uma natural transformação de cinismo para caricatura quando se adapta alguma obra inglesa para Hollywood.

Mas no final das contas é um ótimo filme, bom para se ver acompanhado no cinema - ela vai adorar o final e ele vai se identificar e invejar Will, o comedor.

E ainda há a remota e assustadora possibilidade de se sair do cinema cantarolando Santa’s super sleigh.

Ah, a trilha sonora. Espetacular trabalho de Damon Gough, o Badly Drawn Boy, que, se já era incensado (para alguns com razão, para outros injustamente), agora deve se tornar o novo queridinho da vez da mídia inglesa.

Nota do Crítico
Ótimo