Danny Masterson, conhecido pelo papel de Hyde em That '70s Show, foi considerado culpado nesta quarta-feira (31) por estupro de duas mulheres em sua casa, em Los Angeles, no início dos anos 2000. Mas, em um veredito dividido, o júri não conseguiu chegar a uma conclusão sobre uma terceira acusação.
Os jurados, sete mulheres e cinco homens, condenaram Masterson por acusações de estupro envolvendo duas mulheres. O júri se divergiu em uma acusação relacionada à Chrissie Carnell-Bixler, ex-namorada do ator, que se identificou publicamente como uma das acusadoras de Masterson, com a maioria favorecendo a condenação, por oito a quatro.
Masterson, que foi levado sob custódia, pode pegar 30 anos de prisão perpétua.
A investigação sobre Masterson foi iniciada em 2017, quando três mulheres apresentaram acusações no auge do movimento #MeToo, na mesma época em que Harvey Weinstein foi acusado publicamente de agredir sexualmente várias mulheres. Segundo as vítimas, os crimes aconteceram entre 2001 e 2003, e Danny tinha um padrão de abuso que consistia em drogar as mulheres e abusar delas enquanto estivessem inconscientes.
De acordo com as três mulheres, Masterson ainda conta com a proteção da igreja da Cientologia, organização religiosa popular entre astros hollywoodianos. Todas as acusadoras são ex-integrantes da Cientologia, com a qual Masterson ainda tem conexões. O ator afirmou que fez sexo consensual com suas acusadoras.
O ator de 44 anos interpretou o atrapalhado Hyde em That '70s Show (1998-2006), retomou a parceria com Ashton Kutcher na comédia The Ranch (2016-2018), e também apareceu em filmes como A Outra Face (1997), Drácula 2000 (2000) e Sim Senhor (2008).