Filmes

Notícia

Dave Gibbons comenta nudez, mudanças e o final de Watchmen

Desenhista da graphic novel diz que primeiro roteiro o deixou preocupado...

06.11.2008, às 00H00.
Atualizada em 05.11.2016, ÀS 16H02

Já que Alan Moore não quer falar, Dave Gibbons é a figura que a mídia está buscando para saber, de fonte confiável, dos resultados da adaptação de Watchmen para a telona. O desenhista da HQ acompanhou as gravações, como consultor, e tem enchido os fãs de esperança quanto ao trabalho do diretor Zack Snyder.

watchmen

Em entrevista ao blog Vulture, da revista New York, Gibbons comentou um pouco do que já assistiu do filme e os medos que circulam entre os fãs. Veja algumas respostas do desenhista.

Sobre por que adaptar Watchmen: "Ficaria satisfeito se Watchmen fosse apenas uma graphic novel - foi assim que ela foi concebida. Agora que ela está sendo transformada em filme, estou feliz que as pessoas responsáveis realmente a entendem e estão investindo a mesma paixão que eu e Alan tivemos criando a HQ".

Sobre Zack Snyder e mudanças no roteiro: "Conheci Zack na première de 300 na Inglaterra. Fiquei chocado pela fidelidade do filme à HQ de Frank Miller. É claro que 300 é algo totalmente diferente, tanto em escopo quanto em execução, de Watchmen. Mas, conversando, senti um tremendo entusiasmo por ele querer fazer a coisa certa e que realmente entendia nosso trabalho. Tudo que vi até agora só reforçou essa sensação. A versão original do roteiro que li tinha algumas mudanças em relação à HQ com as quais me preocupei, e acho que ele inclusive filmou algumas dessas partes porque o estúdio queria. Mas quando viram o que ele havia feito, meio que disseram 'o que você está fazendo é muito bom, pode continuar a fazer o que você quer'".

Sobre o possível final alterado (contém spoiler): "Já assisti à montagem prévia, e assinei um contrato que não me permite revelar nada. Li na Internet que as pessoas têm suspeitas quanto a vários finais que vão usar nas sessões de teste, e que há um fim com o monstro e outro sem ele. Sinto que, se você quer uma adaptação literal da HQ, você tem que ter o monstro. Mas acho que é possível passar a mesma mensagem, e ter o mesmo final, sem o monstro. É algo sobre o que não tenho grande conhecimento, mas, francamente, não me preocupa muito".

Sobre a nudez de Dr. Manhattan: "O que eles fizeram no filme é a mesma coisa que fizemos na HQ, que é introduzir a nudez em um momento que você nem percebe. Há a cena, na HQ, em que ele está na cama com Laurie. Se houvéssemos mostrado-o nu ali, haveria uma carga muito sexual. Mas você o vê nu pela primeira vez quando está vagando pela base militar no meio do deserto do Mojave, aí você nem registra. Ele parece uma pessoa feita em CGI. Alguém que, por sua própria força de vontade, reconstruiu seu corpo, então você não está vendo um homem nu, mas um modelo de um homem nu. Existe uma distinção bem clara aí".

Watchmen estréia em 9 de março de 2009. Siga acompanhando nosso Especial do filme.