David Cronenberg negou um convite para dirigir Flashdance, um dos principais sucessos de bilheteria de 1983. O diretor revelou a informação durante a sua passagem pelo Festival de Marrakech, no Marrocos, neste fim de semana.
"Vocês ficariam surpresos que eles [os produtores Don Simpson e Jerry Bruckheimer] estavam totalmente convencidos de que eu era a pessoa certa para dirigir", disse o cineasta no evento, segundo a Variety.
"Realmente, eu não sei o porquê deles pensarem que eu deveria fazer, e a certa altura eu tive que dizer não. Eu falei para eles: eu vou destruir o filme de vocês se eu dirigir!"
O longa foi comandado por Adrian Lyne e se tornou a terceira maior bilheteria de 1983. Na época, Cronenberg lançou A Zona Morta e Videodrome, dois filmes que cimentaram a sua reputação em Hollywood.
Em Flashdance, Alex Owens é uma bela jovem que trabalha durante o dia em uma usina de aço como soldadora e dança em um bar à noite. Quando ela descobre que seu chefe Nick Hurley está interessado nela e apoia sua carreira, Alex retoma os esforços para ser aceita em um prestigioso conservatório de balé. Ela tem medo de fracassar, mas recebe apoio de Nick e também de sua mentora, a ex-bailarina Hanna Long.