Quando viajamos para fazer essas entrevistas com os atores e diretores, é normal ter um longo silêncio depois que respondemos ao oficial da imigração o que estamos fazendo ali. Pouquíssimos são os que conhecem o filme que estamos indo cobrir. Mas quando estávamos indo para Los Angeles conversar com Liam Neeson sobre Desconhecido (Unknown), o agente não apenas mostrou que conhecia o novo filme do ator como ainda disse que adorou Neeson em Busca Implacável. Por isso, sabendo do sucesso que foi seu filme anterior nos Estados Unidos, uma das primeiras perguntas foi: como "vender" Desconhecido para as pessoas que adoraram Busca Implacável? Perguntamos para ele também como é ser um ator protagonizando filmes de ação aos quase 60 anos. Conseguimos ainda uma declaração sobre os motivos que levaram ao fato de que hoje temos Andrew Garfield (Homem-Aranha), Christian Bale (Batman) e Henry Cavill (Superman), todos eles britânicos, interpretando heróis ícones dos Estados Unidos. Confira o que ele disse:
Muito obrigado por me receber.
É bom estar aqui.
Você estava dizendo que ama o Brasil. Já esteve lá?
Se eu já estive no Brasil? Sim. Estive no Rio de Janeiro... 23 anos atrás, por dois dias.
Já faz um tempo.
É.
Você foi só a turismo ou...
Era turista. Tinha acabado o filme A Missão, com Robert DeNiro. Fiquei lá por dois dias e depois voltei para Londres.
Certo.
Foi lindo. Consegui ter uma noção do Brasil, só o básico.
Certo, obrigado. Quando eu chego aqui as pessoas na imigração nunca sabem para qual filme estou fazendo as entrevistas. Eles perguntam o que estou fazendo lá e digo que é um filme, mas normalmente ninguém conhece. Mas quando eu disse que ia entrevistar você pelo filme Desconhecido ele disse que te adora e que gostou muito de Busca Implacável. Para as pessoas que gostaram de Busca Implacável, o que você diria a elas sobre Desconhecido?
Bem, são um personagem e um cenário diferente. Mas a similiaridade entre Busca Implacável e este filme é que em ambos... as autoridades desse filme meio que roubaram a minha identidade. E agora tenho que ir atrás da minha identidade. Claro que em Busca Implacável eu estava procurando pela minha filha enquanto que nesse eu tive que descobrir quem eu era, de onde eu tinha vindo. Eu sei quem eu sou, mas as autoridades dizem que eu não sou quem eu digo. Então tem essa similiaridade. Mas é um personagem completamente diferente, neste eu sou um cientista. Em Busca Implacável eu era um agente de operações especiais, mas aqui só sou um cientista.
Busca Implacável era um thriller de ação e este filme também. Como é ser um astro de ação com quase 60 anos?
58.
Eu sei. Eu disse quase.
Tem uma grande diferença... Não. Com 59 você pode dizer quase 60.
Minha mãe também ficaria brava se eu disesse 60.
Eu não me vejo como um astro de ação. Eu fiz Busca Implacável, fiz este filme e espero que a gente faça um Busca Implacável 2. E no meu 60º aniversário, que ainda vai demorar muito... É legal, eu gosto de ser ativo, é bom poder ter flexibilidade e fazer algo mais físico. Eu gosto de fazer isso. Me sinto como uma criança na loja de brinquedos fazendo essas coisas. Até agora está tudo bem, sabe?
Tem muitos atores britânicos indo para os Estados Unidos, para Hollywood. Você tem Andrew Garfield fazendo Homem-Aranha, tem Christian Bale fazendo Batman. E agora você tem [Henry] Cavill fazendo Superman. O que você acha que levou os atores britânicos a serem escolhidos para esse tipo de filme agora?
Certo... Isso acontece porque eu, Gabriel Byrne e Gary Oldman iniciamos isso. Nos anos 1980. Foi por isso. Nós fomos os pioneiros. E estou dizendo isso... porque é verdade. E com muita honra. Gabriel, eu, Gary... E tem uns outros.
Porque até um tempo atrás você apenas via atores britânicos interpretando vilões. Então vocês mudaram isso.
Isso mudou, sim. Isso mudou. Eu não sabia sobre esses outros que você falou. Não estou muito por dentro dessas coisas no momento. É, nós iniciamos isso.
Certo, legal. Apenas para encerrar, o que você fará a seguir?
Estou fazendo um filme chamado The Grey, de Joe Carnahan, que dirigiu Esquadrão Classe-A. Estamos filmando em British Columbia, no Canadá. Estamos fazendo enquanto nos falamos. Na verdade assim que terminarmos de conversar aqui tenho que pegar um avião e voltar para lá.
Certo. Muito obrigado, senhor.
Obrigado por vir.
Espero te ver no Brasil uma próxima vez.
Estou ansioso para que isso aconteça.
Desconhecido já está em cartaz nos cinemas.
- Veja entrevistas com: January Jones e Diane Kruger.
- Leia a crítica
- Leia mais sobre Desconhecido