Feliz Dia dos Namorados! Não é segredo para ninguém que, enquanto luta para retratar o amor no cinema, Hollywood está sempre buscando casais de mentirinha que funcionem - e estamos falando do tipo de química que dá para sentir do outro lado da tela, aquela coisa elétrica que faz um filme realmente acontecer.
É uma busca árdua e nem sempre frutífera, o que significa que os estúdios tendem a se aproveitar muito dos poucos achados que aparecem nesse processo. Abaixo, reunimos 10 casais cinematográficos que deram muito certo - tão certo que o cinema pediu bis!
Julia Roberts & Richard Gere
Os filmes: Uma Linda Mulher (1990, disponível na Netflix, Star+), Noiva em Fuga (1999, somente em mídia física).
Aqui é um bom momento para revelar nossa primeira regra para esta lista: cada ator só pode aparecer nela uma vez. Quando se trata de pares românticos de Julia Roberts, portanto, a gente resolveu ir na sua parceria mais clássica com Richard Gere - os dois foram tão mágicos como uma prostituta e seu cliente em Uma Linda Mulher que passaram anos procurando pela reunião perfeita, que veio no divertido Noiva em Fuga.
Roberts, é claro, também tem boas parcerias com George Clooney (nos filmes da franquia Onze Homens e na recente Ingresso Para o Paraíso), Clive Owen (em Closer: Perto Demais e Duplicidade) e Tom Hanks (em Jogos do Poder e Larry Crowne).
Meg Ryan & Tom Hanks
Os filmes: Joe Contra o Vulcão (1990, disponível para aluguel e compra no Prime Video), Sintonia de Amor (1993, disponível para aluguel e compra nas plataformas digitais), Mensagem Para Você (1998, disponível para aluguel e compra nas plataformas digitais).
Por falar em Hanks, não tem como não lembrar de sua parceria inesquecível com Meg Ryan em três das melhores comédias românticas dos anos 1990. Depois do sucesso de Joe e Sintonia, que se tornaram emblemáticos do gênero, eles até arriscaram refazer um clássico de James Stewart e Margaret Sullavan com o delicioso - e, hoje em dia, deliciosamente datado - Mensagem Para Você.
Kate Winslet & Leonardo DiCaprio
Os filmes: Titanic (1997, disponível no Star+), Foi Apenas um Sonho (2008, disponível para aluguel e compra nas plataformas digitais).
Se estrelar aquele que é literalmente o filme romântico mais popular de todos os tempos não te qualifica para estar nessa lista, não sabemos o que poderia qualificar! Depois de afundar com Titanic - mas provar sua química antes -, Winslet e DiCaprio se reuniram mais de uma década depois, sob o comando de Sam Mendes (Beleza Americana), em outra tragédia romântica: Foi Apenas um Sonho. Realidade mesmo, só a amizade lendária que os dois nutrem desse lado da tela.
Emma Stone & Ryan Gosling
Os filmes: Amor a Toda Prova (2011, disponível na Max), Caça aos Gângsteres (2013, disponível na Max), La La Land: Cantando Estações (2016, disponível no Prime Video, Star+ e Telecine).
Para muitos, o melhor casal cinematográfico deste lado dos anos 2010. Depois de conquistar corações com a comédia Amor a Toda Prova, os igualmente patetas Stone e Gosling se arriscaram no mais sério Caça aos Gângsteres e estouraram de vez como o casal musical de La La Land, fenômeno de crítica e público que rendeu à atriz o seu primeiro Oscar. Estamos esperando o próximo filme!
Drew Barrymore & Adam Sandler
Os filmes: Afinado no Amor (1998, disponível na Max), Como Se Fosse a Primeira Vez (2004, disponível na Max), Juntos e Misturados (2014, disponível na Max).
Aqui tivemos dúvida também, já que adoramos a parceria de Sandler com Jennifer Aniston em filmes como Esposa de Mentirinha e Mistério no Mediterrâneo - mas, ao contrário desses filmes, as colaborações de Sandler e Barrymore pendem mais para o romance do que para a comédia, então nosso coração ficou com os três adoráveis longas que os dois fizeram juntos nos últimos 26 anos. Já está na hora de ouro, inclusive, hein?
Kate Hudson & Matthew McConaughey
Os filmes: Como Perder um Homem em 10 Dias (2003, disponível para aluguel e compra nas plataformas digitais), Um Amor de Tesouro (2008, disponível na Max).
Apesar de sermos tão fãs da McConaissance quanto qualquer outra pessoa, sentimos um pouco de falta do Matthew astro de comédias românticas, viu? E ele nunca foi melhor do que quando pareado com Kate Hudson, que tinha a mesma energia descontraída e carismática que ele exalava naquela época. Como Perder um Homem em 10 Dias é um clássico, sim, mas também amamos Um Amor de Tesouro.
Sandra Bullock & Keanu Reeves
Os filmes: Velocidade Máxima (1994, disponível no Star+), A Casa do Lago (2006, disponível no Prime Video, Max).
Eles andam falando em fazer outro filmes juntos… o estoico Keanu e a explosiva Sandra fizeram o clássico Velocidade Máxima funcionar lá nos anos 1990, e se reuniram para o muito mais solene (só de lembrar já começamos a chorar!) A Casa do Lago na década seguinte. Eles formam um casal tão icônico que tivemos que escolhê-los em detrimento da também ótima parceria de Keanu com Winona Ryder, formada em filmes como Drácula de Bram Stoker e Com Quem Será?.
Kristen Stewart & Jesse Eisenberg
Os filmes: Férias Frustradas de Verão (2009, disponível para aluguel e compra nas plataformas digitais), American Ultra (2015, somente em mídia física), Café Society (2016, disponível para aluguel e compra nas plataformas digitais).
O casalzinho hipster favorito dos cinéfilos da virada dos anos 2000 para os 2010. Embora tenham seguido caminhos de carreira bem alternativos desde então, Stewart e Eisenberg se juntaram três vezes para fazer o coração dos indies bater mais forte: primeiro no clássico teen Férias Frustradas de Verão, depois no filme de ação maconheiro American Ultra, e por fim sob a direção de Woody Allen em Café Society. Será que um dia eles voltam?
Doris Day & Rock Hudson
Os filmes: Confidências à Meia-Noite (1959, disponível no Looke, NetMovies), Volta Meu Amor (1961, disponível no Looke, NetMovies), Não Me Mande Flores (1964, disponível no Looke, NetMovies).
Se o seu negócio é Hollywood clássica, não dá para errar com o trio de filmes que Doris Day e Rock Hudson fizeram juntos. Confidências à Meia-Noite deveria ser sessão obrigatória para qualquer fã de comédia romântica, mas o fato é que todos os longas contém o tipo de química, ritmo de diálogo e choque de personalidades que vivemos procurando nos filmes românticos de Hollywood.
Ginger Rogers & Fred Astaire
Os filmes: Voando Para o Rio (1933, somente mídia física), A Alegre Divorciada (1934, somente mídia física), Roberta (1935, disponível no Looke, NetMovies), O Picolino (1935, disponível no Looke, NetMovies, Belas à La Carte), Nas Águas da Esquadra (1936, somente mídia física), Ritmo Louco (1936, disponível para aluguel e compra no Prime Video), Vamos Dançar? (1937, disponível para aluguel e compra no Prime Video), Dance Comigo (1938, somente mídia física), A História de Irene e Vernon Castle (1939, somente mídia física), Ciúme: Sinal de Amor (1949, disponível para aluguel e compra no Prime Video).
Impossível fechar essa lista com outro casal, né? Não só Ginger e Fred fizeram nada menos do que dez filmes juntos em um período de 16 anos, como a maior parte desses filmes era inteiramente baseada na química que os dois demonstravam na pista de dança. Todo mundo sabe que não tem nada mais romântico do que um pé-de-valsa, o que significa que - se você nos perguntar - os musicais desses dois grandes atores e dançarinos continuam sendo os melhores filmes para aproveitar o dia dos namorados. Boa sessão!