Depois de anos e incontáveis projetos em frente às câmeras, Dira Paes estreia na direção com Pasárgada, que teve a première no Festival de Gramado 2024. Ao falar sobre o longa, antes da exibição inaugural, Dira se emocionou, principalmente ao relatar o caminho que o filme fez até chegar ao produto final:
"Esse filme surge de um desejo profundo de fazer cinema, sob outra ótica. Mas é sobre ser cinema. Eu acho que eu sou cinema. E ser cinema é você conseguir penetrar em todos os caminhos que é de uma artesania para fazer um filme. Eu queria isso, também. Por isso de estar em todos os processos do filme. Eu queria a experiência de atravessar um filme desde a sua ideia original".
Presente na trilha sonora de Pasárgada, Fafá de Belém também estava no palco da estreia e, antes de cantar um trecho da música Amazônia, abençoou, tanto o longa, quanto a cineasta estreante:
"Você é o cinema brasileiro. Você é a mulher amazônica. Você representa todas nós. E se eu pudesse te dar outro nome, seria Dignidade".
Sinopse: Irene (Paes) é uma ornitóloga, solitária em seus 50 anos que, durante seu projeto de pesquisa no meio da floresta, redescobre sua tropicalidade após conhecer Manuel (Humberto Carrão), um jovem guia que fala a língua dos pássaros e traz à tona seus dilemas como mulher, mãe e profissional.
O elenco também conta com Cássia Kis, Peter Ketnath e Ilson Gonçalves. O projeto é uma coprodução entre Muiraquitã Filmes, Ímã Filmes, Baderna Filmes e Globo Filmes.
A data de estreia nos cinemas ainda não foi revelada.