O cineasta Denis Villeneuve antecipou como será a sequência de Duna, indicado a 10 categorias do Oscar em 2022. Duna: Parte Dois tem previsão de estreia para outubro de 2023 [via Empire Magazine].
"Estamos planejando filmar até o final do verão", afirmou o diretor, sinalizando o começo até setembro de 2022, quando termina o verão no hemisfério norte. "Digo que é o que projetamos inicialmente. O que nos ajuda agora é que pela primeira vez eu revisito este universo. Estou trabalhando com a mesma equipe, todos entendem o que fazer, sabemos como vai ficar. O filme será mais desafiador, mas sabemos onde estamos pisando. O roteiro está escrito. Estou confiante. Honestamente, a única grande incógnita para mim agora é a pandemia", complementou Villeneuve.
Na continuação, o cineasta deverá incluir outros elementos do universo dos livros de Frank Herbert. Personagens como Feyd-Rautha podem se destacar após desempenharem um papel menor no primeiro filme.
"Quando você adapta, precisa fazer escolhas ousadas para que as coisas ganhem vida. Acho que essa foi a melhor maneira de apresentar este mundo a um grande público. Já na segunda, quero ter mais flexibilidade, e será possível aprofundar um pouco alguns desses detalhes", explicou.
"É como um jogo de xadrez. Alguns novos personagens serão apresentados na segunda parte, e desde cedo tomei a decisão de que a primeira parte seria mais sobre Paul Atreides e a Bene Gesserit e sua experiência de estar em contato pela primeira vez com uma cultura diferente", disse Villeneuve. "A segunda parte terá muito mais de Harkonnen".
Em Duna, Paul Atreides (Timothée Chalamet) é um aristocrata cuja família aceita controlar o planeta-deserto Arrakis, produtor de um recurso valioso e disputado por diversas famílias nobres. Ele é forçado a fugir para o deserto — com a ajuda de sua mãe — e se junta a tribos nômades, eventualmente liderando-as por conta de suas habilidades mentais avançadas.
O livro de Frank Herbert é conhecido como uma das obras mais complexas da história da ficção científica, e já rendeu uma adaptação para as telonas dirigida por David Lynch, em 1984. No Brasil, os livros da franquia Duna são publicados pela Editora Aleph.
O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).