Ontem foi anunciado que Dungeons & Dragons, um dos RPGs mais populares do mundo, retornaria ao cinema pela Warner Bros. com roteiro de David Leslie Johnson (A Garota da Capa Vermelha) - Leia em Dungeons & Dragons vai voltar ao cinema.
Dungeons & Dragons
Segundo o Deadline, porém, as empresas Universal e Hasbro manifestaram-se, alegando que os direitos de Dungeons & Dragons são de propriedade da fabricante de jogos e brinquedos, que deu ao estúdio a licença para adaptá-lo como um filme a ser dirigido por Chris Morgan (roteirista da série Velozes e Fuirosos). A Hasbro adquiriu a Wizards of the Coast em 1998, dona dos direitos de Dungeons & Dragons.
A Warner Bros. não se manifestou a respeito, mas deve defender-se dizendo que o filme não adaptará Dungeons & Dragons, mas seu precursor, Chainmail, jogo que Ernest Gary Gygax desenvolveu com Jeff Perren em 1971. O game de miniaturas medievais veio antes de Gary Gygax se juntar a David Arneson para criar o mais famoso dos role playing games, D&D, em 1974. (Contamos a história de Chainmail e D&D no nosso artigo sobre RPGs.)
A ideia da Warner é pegar esse roteiro com base em Chainmail e expandir o mundo para introduzir no script toda a mitologia de Dungeons & Dragons. Dado o interesse por histórias de fantasia como O Hobbit e Game of Thrones, o estúdio está tratando o projeto como prioridade e começa agora a procurar diretores interessados.
Dungeons & Dragons inspirou dezenas de outros jogos do gênero, teve dezenas de versões e expansões, foi adaptado à televisão em Caverna do Dragão e terá seus arcades remasterizados neste ano.