Kōji Yakusho em cena de Família (Reprodução)

Filmes

Entrevista

Para Kōji Yakusho, conexão com o Brasil no filme Família é coisa do destino

Ator contou ao Omelete que seu primeiro papel no cinema tinha ligação com o nosso país

09.08.2024, às 06H00.
Atualizada em 09.08.2024, ÀS 11H18

Kōji Yakusho sempre teve uma conexão especial com o Brasil - e Família, o mais novo filme do veterano ator japonês (que esteve recentemente em Dias Perfeitos, indicado ao Oscar), remete ao primeiríssimo papel que ele teve nos cinemas.

"Quando comecei a atuar, o meu primeiro papel foi de'Imigrante A', um homem que viajava até o Amazonas, no Brasil. Eu gravei cenas para este filme em uma área do seu país chamada Tomé-Açu [no Pará]. Era uma história de imigrantes japoneses que encontravam dificuldades por aí", contou ele ao Omelete.

Em Família, o personagem de Yakusho tem nome: Senji Kamiya é um viúvo que mora na Argélia para ficar perto do único filho, Manabu (Ryô Yoshizawa), um engenheiro que se casou com uma refugiada, Nadia (Malyka Ali). Quando Senji expressa vontade de retornar para o Japão, Manabu e Nadia decidem embarcar com ele. No país natal do patriarca eles conhecem Marcos (Lucas Sagae), um jovem brasileiro que sofre um acidente e acaba sendo ajudado pela família de Senji.

O drama de Izuru Narushima vai se construindo nesse encontro e desencontro entre personagens imigrantes, o que Yakusho enxerga como uma oportunidade de refletir sobre a vida em comunidade.

"As trocas entre jovens brasileiros que emigraram para o Japão e as pessoas que já são de lá estão no coração de Família. É possível viver juntos em harmonia entre pessoas que vêm de países diferentes, têm valores diferentes, não se relacionam de nenhuma forma? Eu espero que as pessoas japonesas que viajaram ao Brasil um tempo atrás, e hoje vivem como brasileiros, possam assistir ao filme também", completou.

Família chega em 15 de agosto aos cinemas brasileiros.