Omelete

Paramount Pictures/Primeiro Plano/Focus Features

Filmes

Lista

Festival de Cannes 2025 | 15 Filmes Mais Aguardados

De filmes brasileiros a blockbusters de Hollywood, saiba o que roubará os holofotes no festival

30.04.2025, às 10H32.
Atualizada em 30.04.2025, ÀS 12H53

Festival de Cannes é um dos mais importantes marcos do cinema internacional há décadas, e em anos recentes ganhou um caráter de "previsor" do Oscar. Desde 2022, pelo menos três filmes exibidos na Croisette são indicados em Melhor Filme no Oscar. Ano passado, Anora levou a Palma de Ouro lá, iniciando uma trajetória vitoriosa que só parou no Oscar. Não é exagero dizer, então, que em 2025, o caminho para o Oscar começa na França.

Pensando nisso, listamos 10 filmes (e um bônus) que mal podemos esperar para ver no Festival de Cannes 2025, que terá cobertura in-loco do Omelete.

1. O Agente Secreto

O Agente Secreto

Victor Jucá/Primeiro Plano

Kleber Mendonça Filho já é figura conhecida do Festival de Cannes, participando algumas vezes do evento – mais recentemente com Bacurau e Retratos Fantasmas. Agora, o diretor brasileiro retorna num grande momento do cinema nacional. Após a vitória de Ainda Estou Aqui no Oscar e prêmio de O Último Azul em Berlim, é justo dizer que o Brasil tem em O Agente Secreto, um suspense com Wagner Moura, sua próxima grande expectativa.

Quando estreia no Brasil: Segundo semestre.

2. Highest 2 Lowest

A24

A nova versão do clássico Céu e Inferno (High and Low) de Akira Kurosawa ficou de fora do anúncio oficial da seleção de Cannes, mas sua presença no festival foi confirmada pelo próprio diretor Spike Lee pouco depois. O que aconteceu? Não sabemos, mas agora está confirmado: Highest 2 Lowest, mais uma colaboração de Lee com Denzel Washington, vai para a Croisette. Não há o que discutir: ele é, de longe, um dos grandes títulos de 2025.

Quando estreia no BrasilSegundo semestre.

3. Missão: Impossível - O Acerto Final

Paramount Pictures

Na grande transformação de Cannes numa casa para lançamentos hollywoodianos, Tom Cruise já é uma figura importante. Depois de lançar Top Gun: Maverick lá em 2022, o astro retorna este ano com o clímax da saga de Ethan Hunt: Missão: Impossível - O Acerto Final. Não é exagero dizer que Cruise, e esta franquia, estão entre os grandes nomes do cinema de ação, e o astro ganhou um lugar especial entre os defensores desta arte. Não há lugar melhor para seu filme, então.

Quando estreia no Brasil22 de maio.

4. Miroirs No. 3

Quinzena dos Realizadores

A palavra "gênio" pode ser aplicada a alguns diretores da atualidade. Paul Thomas Anderson, Bong Joon-ho, e, claro, o alemão Christian Petzold. Responsável por obras-primas modernas como Phoenix e Em Trânsito, ele estará em Cannes 2025 com Miroirs No. 3. Curiosamente, sua presença é na Quinzena de Realizadores, festval paralelo. Não sabemos por que ele não entrou no evento principal, mas o importante é que há um novo filme de Petzold a caminho.

5. It Was Just an Accident

Divulgação

Preso pelo regime iraniano em 2010, Jafar Panahi tem usado seu cárcere (ele foi inicialmente condenado à prisão domiciliar, mas hoje pode se mover livremente desde que não saia do Irã) para continuar falando sobre a situação política de seu país. Um ano depois da prisão, seu importantíssimo Isto Não é um Filme registrou seu tempo preso em casa, e Sem Ursos registrou a dura realidade da censura cultural na nação. Agora, ele tem outro filme, que certamente será tão urgente quanto: It Was Just an Accident.

Quando estreia no Brasil: Sem data.

6. Die, My Love

Divulgação

A diretora escosesa Lynne Ramsey não faz muitos filmes. Seu último, Você Nunca Esteve Realmente Aqui veio em 2017, e o anterior, Precisamos Falar Sobre o Kevin, em 2011. Essa raridade, junto da qualidade de suas obras, tornou-a presença fixa em Cannes. Seu novo trabalho tem dois grandes nomes: Jennifer Lawrence Robert Pattinson.

7. O Esquema Fenício

Universal Pictures

No bom francês, Wes Anderson já virou tout à fait em festivais internacionais, e com razão. Poucos cineastas têm uma voz tão reconhecida e reconhecível como o diretor de Asteroid City e Grande Hotel Budapeste. Novamente munido de um grande elenco (Benicio del Toro, Scarlett Johansson, Tom Hanks, Benedict Cumberbatch, Michael Cera e muitos outros), ele retorna a Cannes com uma espécie de filme de espionagem. Adoraremos ver seus truques aplicados a mais um gênero.

Quando estreia no Brasil: 29 de maio.

8. The Mastermind

MUBI

Apesar de não ter um dos nomes mais conhecidos do cinema norte-americano, Kelly Reichardt pode assumir, tranquilamente, um lugar entre os cineastas mais confiáveis do momento. A diretora de First Cow brilha há anos com seu slow cinema, e agora traz um filme cuja premissa é simplesmente irresistível: em The MastermindJosh O'Connor, Alana Haim e John Magaro protagonizam uma história de roubo de arte durante a guerra do Vietnã.

Quando estreia no Brasil: Sem data.

9. Nouvelle Vague

Divulgação

Em termos de ideias arriscadas, essa está lá em cima. A influência da Nova Onda do cinema francês na arte de Richard Linklater é inegável; basta ver Antes do Pôr-do-Sol. Em nenhum lugar do mundo a escola é tão adorada como em Cannes, e é para lá que ele está levando Nouvelle Vague, filme que dramatiza os bastidores daquele que pode muito bem ser o maior clássico do movimento: Acossado de Jean-Luc Godard. Todo crítico francês entrará nessa sessão pronto para pegar em armas.

Quando estreia no Brasil: Sem data.

10. Sentimental Value

Neon

Joachim Trier finalizou sua trilogia de Oslo de maneira maravilhosa com A Pior Pessoa do Mundo, que deu a Renate Reinsve o prêmio de melhor atriz em Cannes. Agora, ele começa uma nova fase, ao lado da atriz, em Sentimental Value. É hora de ver se os dois entrarão de vez na lista de combinações imperdíveis de diretor/ator do cinema atual.

Quando estreia no Brasil: Sem data.

11. Eddington

A24

Ari Aster tem feito seu nome através dos pesadelos que dirige, sejam eles assustadores (Hereditário, Midsommar) ou cômicos (Beau tem Medo). Sua nova empreitada possui grande elenco – Pedro Pascal, Joaquin Phoenix e Emma Stone – e uma carga política até então ausente de seus projetos. Se passando numa cidadezinha durante a pandemia, Eddington mostra dois oponentes na disputa pela prefeitura (Pascal e Phoenix) com visões contraditórias sobre como lidar como a covid. Soa diferente, ousado e arriscado, quando levamos em conta sua filmografia.

Quando estreia no Brasil: Sem data.

12. Left-Handed Girl

Semana dos Críticos

Um dos primeiros trabalhos de Sean Baker, vencedor do Oscar e da Palma de Ouro com Anora, foi Take Out. O filme foi dirigido por Baker e por Shih-Ching Tsou, e a dupla volta a trabalhar juntos com Left-Handed Girl. O filme é dirigido por Tsou, que escreveu o roteiro junto com Baker. O cineasta ainda é produtor e montador da obra, que vai para a Semana dos Críticos.

13. The Chronology of Water

Cannes

Há algumas estreias de atores hollywoodianos como diretores em Cannes 2025, incluindo Scarlett Johansson (com Eleanor the Great) e Harris Dickinson (com Urchin). Destes, o mais empolgante é The Chronology of Water de Kristen Stewart. A atriz que deslanchou com Crepúsculo trabalhou com diversos diretores de renome. Agora, veremos o quanto disso ela absorveu.

14. Alpha

Neon

Uma das Palmas de Ouro mais surpreendentes dos últimos anos veio quando Julia Ducournau venceu com Titane em 2021. De volta a Cannes, ela traz com Alpha outra história, desta vez sobre uma garota de 11 anos numa versão fictícia da Nova York dos anos 1980. Ducournau vem falando sobre a especificidade da experiência feminina há anos, e Alpha segue nessa linha.

Quando estreia no Brasil: Sem data.

15. Honey Don't

Focus Features

Ainda trabalhando separado do irmão Joel, com quem fez clássicos como Onde os Fracos Não Têm Vez O Grande LebowskiEthan Coen volta a Cannes com Honey Don't. No filme, que vai para a sessão da meia-noite, Margaret Qualley, que trabalhou com o cineasta em Garotas em Fuga (foto acima), faz uma investigadora lésbica que investiga o líder de uma igreja estranha, interpretado por Chris Evans.