Faltando três meses para o começo do Festival de Cannes 2025, o mais importante evento do cinema internacional, os rumores sobre a seleção do evento estão ganhando força. Entre os filmes especulados já estão Die, My Love, filme com Robert Pattinson e Jennifer Lawrence, Missão: Impossível - O Acerto Final, o clímax da saga de Tom Cruise e Eddington, de Ari Aster (Hereditário, Midssomar) com Emma Stone, Pedro Pascal e Joaquin Phoenix. Agora, o Deadline trouxe mais possibilidades, que incluem dois diretores brasileiros: Kleber Mendonça Filho e Karim Aïnouz.
Nenhum dos dois é estranho ao festival. Aïnouz esteve lá nos últimos dois anos, primeiro com o filme britânico Firebrand e depois com o brasileiro Motel Destino. Ele agora trabalha em outra produção internacional: Rosebush Pruning, um suspense sobre um jovem com tendências paranóicas e epilepsia que, acreditando que sua família sofre de doenças hereditárias demais, decide matar a todos os parentes. Callum Turner (Mestres do Ar), Elle Fanning (Um Completo Desconhecido), Riley Keough (Daisy Jones & The Six) e Pamela Anderson (The Last Showgirl) formam o elenco.
Já o recifense Kleber Mendonça Filho esteve lá algumas vezes, incluindo com Bacurau e mais recentemente com o documentário Retratos Fantasmas. Seu novo filme é O Agente Secreto com Wagner Moura (Guerra Civil) no papel de Marcelo, um professor universitário que foge de São Paulo para Recife para escapar de agentes governamentais que o procuram por atividades subversivas durante a ditadura dos anos 1970. Chegando bem na semana do Carnaval, ele logo descobre que está sendo espionado pelos vizinho.
A seleção do Festival de Cannes só será anunciada em abril, mas os dois brasileiros já circulam o evento, assim como outros nomes internacionais. Além de Die, My Love, Missão: Imposível e Eddington, outros nomes hollywoodianos que provavelmente estarão na Croisette este ano incluem Spike Lee, com seu remake de Céu e Inferno, clássico de Akira Kurosawa, estrelado por Denzel Washington e Wes Anderson, com The Phoenician Scheme, filme de espionagem que tem um elenco de grandes estrelas: Benilcio Del Toro, Michael Cera, Scarlett Johansson, Tom Hanks, Benedict Cumberbatch, Willem Dafoe, Ruper Friend, Bryan Cranston, Riz Ahmed e Jeffrey Wright.
Outros especulados incluem The History of Sound, filme de Oliver Hermanus com Paul Mescal (Gladiador 2) e Josh O'Connor (Rivais), Sentimental Value, filme de Joachim Trier que o reúne com Renate Reinsve, atriz do aclamado A Pior Pessoa do Mundo, Nouvelle Vague, filme de Richard Linklater (Boyhood) sobre os bastidores de Acossado, clássico de Jean-Luc Godard, e Father, Mother, Sister, Brother, novo longa de Jim Jarmusch.
Também presente nos rumores há filmes que serão exibidos para a comissão do Festival. Estes são Eleanor the Great, estreia de Scarlett Johansson como diretora, Resurrection, do diretor chinês Bi Gan (Longa Jornada Noite Adentro) e o documentário Orwell, de Raoul Peck, sobre o lendário autor de ficção-científica.
O Festival de Cannes 2025 acontece entre os dias 13 e 24 de maio em Cannes, na Riviera Francesa.