Omelete

Cena de Emmanuelle (Reprodução)

Filmes

Notícia

Emmanuelle, Dreams e mais: Veja seleção do Festival de Cinema Europeu Imovision

Evento acontece entre 24 e 30 de abril, em várias cidades espalhadas pelo Brasil

04.04.2025, às 10H15.
Atualizada em 11.04.2025, ÀS 14H21

A 1ª edição do Festival de Cinema Europeu Imovision, que acontece entre 24 e 30 de abril, divulgou hoje (4) a sua seleção completa, com 14 produções inéditas de oito países europeus

A seleção inclui títulos premiados como Dreamsfilme de Dag Johan Hauregard que venceu o Urso de Ouro no Festival de Berlim 2025.  O filme de Hauregard é parte da trilogia Sex, Love & Dreams - os outros dois longas já estão em cartaz nos cinemas brasileiros.

Outro destaque é Emmanuellereleitura do clássico erótico pela diretora Audrey Diwan, no qual Noémie Merlant (Retrato de Uma Jovem em Chamas) vive uma turista em jornada de descoberta sexual em Hong Kong. O elenco estrelado ainda conta com Naomi Watts (Cidade dos Sonhos), Will Sharpe (The White Lotus) e Jamie Campbell Bower (Stranger Things).

O Festival também liberou o seu pôster oficial, que você pode conferir logo abaixo. Prestando homenagem à cidade anfitriã do evento oficial de abertura, Niterói (RJ), o cartaz destaca a silhueta do Reserva Cultural Niterói, projetado por Oscar Niemeyer.

Mais do que uma escolha estética, a imagem carrega um gesto simbólico: Niemeyer concebeu o edifício como uma fita de cinema em movimento, da continuidade e da emoção. Essa escolha simbólica reforça o espírito do festival: o desejo de construir pontes entre o cinema europeu e o olhar brasileiro.

Pôster do Festival de Cinema Europeu Imovision (Divulgação)

Seguindo na seleção, o renomado diretor alemão Tom Tykwer (Corra, Lolla, Corra) apresenta o seu novo filme A Luz no Festival de Cinema Europeu Imovision, marcando a segunda exibição mundial da obra após estreia no Festival de Berlim 2025. A trama acompanha uma família em colapso através dos anos.

As novidades não param por aí: representando a Grécia, Síndrome da Apatiade Alxandre Avranas, foi vencedor do Prêmio Interfilm no Festival de Veneza 2024; a Itália chega com Ópera! - Canção Para um Eclipseversão moderna do mito de Orfeu e Eurídice com figurino da Dolce & Gabbana e participações de Rossy de Palma (Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos) e Vincent Cassel (O Ódio); e também de lá vem Em Qualquer Lugar, A Qualquer Horadrama social de Milad Tangshir que homenageia o clássico Ladrões de Bicicleta, de Vittorio De Sica.

Cena de Síndrome da Apatia (Divulgação)

Em tributo ao icônico cantor e ator Charles Aznavour, o drama biográfico Monsieur Aznavour traz Tahar Rahim (O Profeta) no papel título. Também da França, Entre Nós, o Amor, é um drama familiar estrelado por Valeria Bruni-Tedeschi (Loucas de Alegria) e Félix Lefebvre (Verão de 85). E, por fim, a participação do país se encerra com Brincando com Fogo, que rendeu a Vincent Lindon (Titane) o prêmio de Melhor Ator no Festival de Veneza 2024.

A Suíça está representada no festival com Misty - A História de Errol Garner, uma cinebiografia sobre a lenda do jazz, dirigida por Georges Gachot (Onde Está Você, João Gilberto). Já a Alemanha traz A Arte do Caos, suspense noir de Thomas Arslan, selecionado para a Mostra Panorama no Festival de Berlim.

Cena de Monsieur Aznavour (Divulgação)

Diretamente da Ucrânia, Você é o Universo, de Pavlo Ostrikov, aborda uma história de amor ambientada no fim da humanidade, e foi selecionado no Festival de Toronto 2024. O cinema islandês marca presença no evento com Quando a Luz Arrebenta, de Rúnar Rúnarsson, um drama sobre luto que foi aclamado no Festival de Cannes 2024.

Por fim, encerrando a lista há O Último Moicano, de Frédéric Farrucci, um thriller sobre resistência estrelado por Alexis Manenti (Os Miseráveis) e selecionado para o Festival de Veneza 2024.

Cena de Misty - A História de Errol Garner (Divulgação)

O Festival de Cinema Europeu Imovision conta com patrocínio da Prefeitura de Niterói, por meio da NELTUR – Niterói Empresa de Lazer e Turismo, e com apoio da Unifrance, Reserva Cultural, ETC Filmes, Palavra! e parceria de mídia com Omelete, UOL, Ingresso.com e Bravo!.

A programação com salas e horários do festival será divulgada em breve.