Filmes

Lista

25 filmes essenciais de Natal

Neste dezembro, indicamos uma obra por dia para você entrar no clima natalino

Dezembro mal começou e já dá para sentir o clima de Natal no ar: as decorações tomam conta das fachadas dos prédios e lojas, as comidas típicas dominam as prateleiras do mercado e, claro, a preocupação sobre o que dar para aquela pessoa especial começa a se intensificar.

Se você é um entusiasta do feriado — ou um cinéfilo em busca de um pretexto para uma maratona —, essa avalanche de referências natalinas é a desculpa perfeita para assistir (ou reassistir) alguns ótimos filmes. Por isso, neste dezembro, o Omelete te recomenda um longa de Natal essencial para você ver por dia, contemplando clássicos e lançamentos recentes, assim como gêneros variados — tudo para que você possa encontrar a companhia ideal para você e sua família neste ano.

Confira abaixo nossa lista de 25 filmes essenciais de Natal:

ESQUECERAM DE MIM

Esqueceram de Mim/20th Century Fox/Reprodução

1990
Diretor: Chris Columbus
Onde assistir? Disponível no Disney+

Para começar a nossa lista, nada mais apropriado que recomendar um clássico — até porque o Natal pede por um filme conforto. Nesse sentido, Esqueceram de Mim é a escolha ideal. Com a direção de Chris Columbus e roteiro de John Hughes — quer dizer, uma combinação que por si só já explica por que, depois de tantos anos, ainda voltamos para esse filme —, o que poderia ser o pesadelo de qualquer criança se transforma em uma aventura tão divertida, engraçada e emocionante que, ao final, você até inveja o azar de Kevin McCallister (Macaulay Culkin). É verdade que o deboche e a ousadia de Culkin são um charme à parte, mas como não exaltar o duo cômico Joe Pesci e Daniel Stern?

A ORIGEM DOS GUARDIÕES

A Origem das Guardiões/DreamWorks Animation/Reprodução

2012
Diretor: Peter Ramsey
Onde assistir? Disponível no Prime Video e na Globoplay

A regra é clara: tem Papai Noel, é filme de Natal! Nessa animação de 2012, acompanhamos Jack Frost (Chris Pine) se unindo a um time de outras criaturas mitológicas para impedir que Breu (Jude Law), o bicho-papão, transforme os sonhos das crianças em pesadelos. Ou seja, é quase um Vingadores animado com Fada do Dente (Isla Fisher), Papai Noel (Alec Baldwin), Coelho da Páscoa (Hugh Jackman) e Sandman em uma história cheia de emoção, fofura e bom humor!

O AMOR NÃO TIRA FÉRIAS

O Amor Não TIra Férias/Columbia Pictures/Reprodução

2006
Diretora: Nancy Meyers
Onde assistir? Disponível no Prime Video e na Globoplay

O combo comédia romântica e Natal é irresistível, e o longa de Nancy Meyers é a prova cabal disso. Com um elenco que esbanja carisma, a diretora e roteirista conduz duas histórias de amor adoráveis, conforme tece comentários bem-humorados e metalinguísticos sobre o gênero. Quer dizer, o filme é um prato cheio para os fãs de cinema. Porém, quem apenas procura uma razão para se apaixonar nesse final de ano encontrará personagens capazes de roubar seu coração. Aliás, Jude Law que me desculpe, mas não há leading man mais charmoso que Jack Black aqui — e só porque Eli Wallach, o carismático vizinho da personagem de Kate Winslet, é essencialmente um coadjuvante.

PAI EM DOSE DUPLA 2

Pai em Dose Dupla 2/Paramount Pictures/Reprodução

2017
Diretor: Sean Anders
Onde assistir? Disponível no Star+

As dinâmicas familiares caóticas no Natal foram atualizadas com a sequência de Pai em Dose Dupla! O longa traz Will Ferrell e Mark Wahlberg de volta aos seus papeis de Brad e Dusty, agora trabalhando juntos na criação dos filhos, quando seus próprios pais — e John Cena — aparecem para uma viagem natalina. Muita discussão, confusão e momentos engraçados estão garantidos por aqui, além de John Lithgow e Mel Gibson como vovôs prontos para as tretas de Natal! Logo, se você quiser se distrair das discussões da sua própria família antes ou depois da ceia, rir das trapalhadas desta família é uma ótima pedida.

GREMLINS

Gremlins/Amblin Entertainment/Reprodução

1984
Diretor: Joe Dante
Onde assistir? Disponível na HBO Max.

Presentear quem a gente gosta é sempre uma tarefa difícil, mas ninguém jamais será capaz de cometer um erro tão rude quanto o pai do Billy (Zach Galligan) em Gremlins. Na tentativa de resolver as compras natalinas, o inventor Randall Peltzer (Hoyt Axton) escolhe dar para o filho um mogwai, uma inusitada criatura que precisa de cuidados muito específicos. O motivo para tantas regras, no entanto, só fica claro quando a cidadezinha Kingston Falls se vê tomada por versões bem menos amigáveis do “pet”.

Por mais fantástica que seja essa comédia de terror, um símbolo dos anos 1980, existem nela lampejos de realidade curiosos. Por exemplo, são os mogwais endemoniados que dão o exemplo de como celebrar as festas de final de ano: ouça música boa, faça um banquete, beba com os amigos e assista a bons filmes. Só, talvez, evite os assassinatos, agressões e depredações?

MENORES DESACOMPANHADOS

Menores Desacompanhados/Warner Bros/Reprodução

2006
Diretor: Paul Feig
Onde assistir? Disponível para compra e aluguel nas plataformas digitais

O maior filme de Natal de todos os tempos — pelo menos, para quem foi criança nos anos 2000! Esta comédia aventuresca divertida é um prato cheio para divertir as crianças mais velhas e os adultos também, é claro. Aqui, um grupo de crianças e adolescentes viajam desacompanhados quando uma nevasca atinge o aeroporto em plena véspera de Natal e impede que seus voos decolem. Cabe, portanto, a eles fugir da supervisão dos adultos e trazer a magia natalina de volta!

O GRINCH

O Grinch/Universal Animation Studios/Reprodução

2018
Diretores: Scott Mosier e Yarrow Cheney
Onde assistir? Disponível no Prime Video

Sim, sabemos o que você vai falar: como assim estamos indicando O Grinch, mas não o filme de 2000? A gente concorda que o longa com Jim Carrey é um clássico, mas precisamos reconhecer que a animação da Illumination é uma gracinha e merece mais reconhecimento do que recebeu. No longa, acompanhamos o Grinch (dublado por Benedict Cumberbatch no original e pelo Lázaro Ramos no Brasil) tentando colocar em prática o seu plano de arruinar o Natal com a ajuda de seu cãozinho. Amamos o mau humor charmoso do protagonista, e a versão animada é um programa para a família inteira!

UM MENINO CHAMADO NATAL

Um Menino Chamado Natal/StudioCanal/Reprodução

2021
Diretor: Gil Kenan
Onde assistir? Disponível na Netflix

Encantador e lúdico, Um Menino Chamado Natal é uma adaptação do livro de Matt Haig que acompanha as aventuras do jovem Nikolas (Henry Lawfull) em um mundo mágico. Na história, o garoto parte com seu camundongo falante em busca da vila dos duendes, mas no caminho reencontra a magia do Natal. Fofo demais, esse longa é perfeito para assistir com a família e ficar com o coração quentinho. Isso sem mencionar que o elenco inclui nomes como Maggie Smith, Kristen Wiig e Jim Broadbent.

ALGUÉM AVISA?

Alguém Avisa?/TriStar Pictures/Reprodução

2020
Diretora: Clea DuVall
Onde assistir? Disponível na Netflix

Já há bastante tempo comprometidas, Abby (Kristen Stewart) e Harper (Mackenzie Davis) decidem passar as festas de final de ano juntas, o cenário ideal para que elas dessem mais um passo na relação com um pedido de casamento. Quer dizer, esse seria o caso não fosse um pequeno detalhe: a família de uma delas, a anfitriã da celebração, não faz ideia de que elas são namoradas.

Alguém Avisa? tem tudo o que amamos das comédias românticas natalinas: drama familiar, tradições, um casal absolutamente adorável, mas que ainda tem muito a se acertar e muito bom humor. Com um elenco coadjuvante ótimo, que inclui Aubrey Plaza, Alison Brie e Daniel Levy, o filme é um abracinho.

ANNA E O APOCALIPSE

Anna e o Apocalipse/Blazing Griffin/Reprodução

2017
Diretor: John McPhail
Onde assistir? Disponível para compra e aluguel nas plataformas digitais

Se você quer passar seu feriado com um pouco menos de magia e mais cenas sangrentas, você vai adorar a história de Little Haven, uma cidade que precisa lidar com um apocalipse zumbi em meio aos preparativos de Natal! Com Sarah Swire, Ben Wiggins, Michael Cumming e Ella Hunt, o longa é surpreendente do início ao fim, já que também inclui cenas de cantoria e dança — ou seja, uma combinação bem diferente do tradicional natalino, mas nem por isso menos encantadora!

BATMAN: O RETORNO

Batman: O Retorno/Warner Bros/Reprodução

1992
Diretor: Tim Burton
Onde assistir? Disponível na HBO Max

Esta não seria uma lista do Omelete sem ao menos uma menção a um filme de herói, né? Embora não faltem opções de títulos que misturem quadrinhos e Natal, como os recentes Shazam! e o especial dos Guardiões da Galáxia — ambos carismáticos, diga-se de passagem —, a produção que faz jus à palavra essencial que dá título a essa lista é mesmo Batman: O Retorno

A reprise do duo Michael Keaton e Tim Burton, com sua visão particular e cartunesca de Gotham, já seria empolgante por si só, mas é a chegada de Danny DeVito como Pinguim que rouba a cena, trazendo o macabro para as celebrações de final de ano. Esta é uma aventura simples e, ainda assim, tão bonita de ver; é confortável e sexy, ao mesmo tempo que pode ser grotesca — ou simplesmente ridícula. Quer dizer, é a cara do Natal!

UM DUENDE EM NOVA YORK

Um Duende em Nova York/New Line Cinema/Reprodução

2003
Diretor: Jon Favreau
Onde assistir? Disponível no Prime Video

Não dá para falar sobre a magia do Natal sem considerar uma boa dose de inocência e otimismo, dois sentimentos que caem como uma luva para descrever Buddy (Will Ferrell), o protagonista de Um Duende em Nova York. Por 30 anos, ele se convenceu de que era apenas mais um elfo a serviço do Papai Noel — mesmo não faltando indícios que sugerissem o contrário. Quando finalmente é confrontado sobre sua humanidade com a notícia de que seu pai biológico está na longínqua metrópole, ele parte para uma jornada repleta de descobertas, entre as quais o cinismo e a ambição dos homens.

Muito do que faz esta comédia ser tão divertida é o claro contraste de espírito que se estabelece entre Buddy e o mundo real, representado pelo seu pai, um homem tão mesquinho que até foi parar na lista do bom velhinho de crianças malvadas. Mas o fator decisivo para que o longa figure nesta lista é um só: Will Ferrell. Em uma das performances mais adoráveis e, por isso mesmo, hilárias do comediante, uma história que poderia ser só bobinha ganha substância e carisma. Suficiente para passar ilesa no teste do tempo? Não. Revisitar é se deparar com algumas, digamos, inadequações dos anos 2000. Mas, mesmo assim, revê-la é garantia de boas risadas.

CRÔNICAS DE NATAL

Crônicas de Natal/Netflix/Reprodução

2018
Diretor: Clay Kaytis
Onde assistir? Disponível na Netflix

Se Kurt Russell como Papai Noel não é o suficiente para te convencer a assistir a Crônicas de Natal, saiba que esse é um dos filmes de Natal recentes mais divertidos para ver em família! Nele, acompanhamos dois irmãos que precisam ajudar o bom velhinho a salvar o feriado depois de sofrer um acidente com seu trenó. Lançado em 2018, o longa foi um grande sucesso e até ganhou uma sequência super fofa, levando seus personagens ao Pólo Norte! Goldie Hawn dá vida à Mamãe Noel na duologia, que tem Chris Columbus por trás da produção.

NOITE DO TERROR

Noite do Terror/Warner Bros/Reprodução

1974
Diretor: Bob Clark
Onde assistir? Disponível apenas em mídia física

Imagina se algo terrível acontecesse em pleno dia de Natal. Esta é a premissa deste clássico dos slashers, comandado por Bob Clark. O cenário aqui é uma irmandade universitária, onde um grupo de jovens planejam curtir seu feriado, mas são brutalmente frustradas se deparam com telefonemas estranhos, desaparecimentos e até mortes. O elenco conta com nomes como Olivia Hussey, Margot Kidder, John Saxon e Keir Dullea, e é uma ótima dica para quem quer misturar o clima festivo com sanguinolência.

O EXPRESSO POLAR

O Expresso Polar/Warner Bros/Reprodução

2004
Diretor: Robert Zemeckis
Onde assistir? Disponível no Prime Video

Uma história de Natal girando em torno da magia do Papai Noel nunca falha em conquistar um espacinho na maratona de dezembro! Aqui, um garoto (dublado por Josh Hutcherson, no original) desacreditado no Bom Velhinho pede um sinal de sua existência e embarca em um trem — comandado por Tom Hanks! — com destino ao Polo Norte. É claro que a viagem se torna uma grande jornada de autoconhecimento, repleta de reflexões fofas e metáforas sobre não deixar a mágica sair da sua vida. Resumindo, o filme tem todos os elementos esperados de um longa natalino e encanta aqueles que quer resgatar um pouco do espírito do feriado!

MÁQUINA MORTÍFERA

Máquina Mortífera/Warner Bros/Reprodução

1987
Diretor: Richard Donner
Onde assistir? Disponível na HBO Max

Amantes de ação, nós não fomos esquecidos e ganhamos esse clássico que mistura comédia com trama policial em plena Los Angeles dos anos 1980. Com Mel Gibson e Danny Glover nos papéis principais, acompanhamos uma dupla de detetives que perseguem um cartel de drogas enquanto lidam com suas questões e dramas pessoais. O longa deu origem a uma das maiores franquias de ação do cinema, que até ganhou uma série derivada em 2016! E, é claro, guarda o espírito natalino em meio às sequências de tiros e confusão — afinal de contas, se o filme se passa no Natal, é um filme de Natal!

A FELICIDADE NÃO SE COMPRA

A Felicidade não se Compra/RKO Radio Pictures/Reprodução

1946
Diretor: Frank Capra
Onde assistir? Disponível no Looke e no Belas Artes à La Carte

Nada como as festas de final de ano para nos fazer olhar para a vida a partir de uma nova perspectiva. No caso de George Bailey (James Stewart), no entanto, a situação chega a níveis um pouco mais drásticos. Neste clássico que há décadas emociona gerações, Frank Capra conta a história de um homem com grandes sonhos, mas que, por imprevistos ou infortúnios, vê os anos passarem e, com eles, suas ambições. Quando se vê diante de um apuro em plena noite de Natal, ele pede aos céus que nunca tivesse nascido. Com a ajuda de Clarence, um anjo fã de literatura, ele tem seu desejo realizado apenas para entender que, embora não tenha tido a vida que almejava desde garoto, ele conseguira feitos muito mais importantes.

Abordando com muita graça temas tradicionais do feriado, como solidariedade e amizade, o filme é um lembrete de como cada um de nós faz a diferença na vida uns dos outros; é, por essência, uma mensagem de esperança em tempos que, embora festivos, podem muito bem ser duros. Não à toa, há quem o revisite ano após ano, mesmo sabendo que invariavelmente vai acabar chorando.

BARBIE E O QUEBRA-NOZES

Barbie e o Quebra-Nozes/Family Home Entertainment/Reprodução

2001
Diretor: Owen Hurley
Onde assistir? Disponível na Globoplay

Depois de recomendar um clássico no sentido mais pleno da expressão, ver Barbie e o Quebra-Nozes nesta lista pode ser um pouco confuso, sobretudo considerando como a animação parece ter envelhecido mais do que o longa da década de 1940. No entanto, memórias afetivas são também a cara do Natal e, por isso, seria impossível deixar de mencionar este filme que, veja bem, é uma adaptação do balé de Tchaikovski.

Aqui, Barbie (dublada por Kelly Sheridan, no original) conta para a pequena Kelly (Chantal Strand) a história de Clara, uma jovem com vontade de explorar o mundo, mas que teme a desaprovação do avô, um homem muito severo. Contudo, assim que ganha de presente um adorável quebra-nozes, seus receios ficam pequenos perto de todas as aventuras que “imagina” para o personagem. Ao longo de uma viagem mágica para encontrar a misteriosa Princesa Caramelo, Clara e seu herói (Kirby Morrow) se deparam com guloseimas, fadas e coreografias, é claro, conforme encaram o exército do Rei Rato (Tim Curry). Trata-se de uma uma fábula que estimula o espectador a seguir seus sonhos apesar dos vários obstáculos que encontre pelo caminho. Ou, pelo menos, serve como um lembrete de tempos mais simples e doces.

UM NATAL BRILHANTE

Um Natal Brilhante/New Regency Productions/Reprodução

2006
Diretor: John Whitesell
Onde assistir? Disponível no Star+ e na HBO Max

Estrelado por Danny DeVito e Matthew Broderick, Um Natal Brilhante é o puro suco da comédia Sessão da Tarde que apenas os anos 2000 foram capazes de produzir. A história acompanha um homem que ficou conhecido como Senhor Natal (Broderick) por suas decorações extravagantes. Um dia, porém, seu reinado natalino é ameaçado pelo novo vizinho (DeVito) e suas pretensões de fazer sua casa tão iluminada que pode ser vista do espaço. É claro que essa rivalidade só poderia acabar em guerra!

KLAUS

Klaus/Netflix/Reprodução

2019
Diretor: Sergio Pablos & Carlos Martínez López
Onde assistir? Disponível na Netflix

“A história de origem do Papai Noel”, embora seja uma sinopse correta, não dá conta de traduzir o charme e o carisma da história de Klaus. Combinando o 2D das animações clássicas com técnicas modernas, a animação da Netflix apresenta um universo sombrio e encantador, onde o mimado carteiro Jesper (dublado por Jason Schwartzman no original, e por Rodrigo Santoro em português) se vê obrigado a cumprir um desafio caso queira manter-se entre os herdeiros do seu pai. Ele precisa entregar milhares de correspondências de uma cidade que não só vive isolada do mundo, como é assombrada por um conflito entre clãs que já dura um século.

É nesse contexto desesperador que ele conhece aquele que um dia viria a ser conhecido como Papai Noel (J.K. Simmons), que se apresenta como a solução para todos os seus problemas. Mas, conforme avança com seu plano espertalhão e, gradualmente, ajuda a construir toda a mitologia por trás da figura do Bom Velhinho, Jesper vê com os próprios olhos como o altruísmo pode mudar a vida de todo um lugar.

OS FANTASMAS CONTRA ATACAM

Os Fantasmas Contra Atacam/Paramount Pictures/Reprodução

1988
Diretor: Richard Donner
Onde assistir? Disponível para aluguel e compra nas plataformas digitais

Um Conto de Natal, de Charles Dickens, é revisitado ano após ano no Natal, senão pelas páginas, através dos filmes. Isso porque o clássico do escritor inglês foi amplamente adaptado no cinema em obras como Minhas Adoráveis Ex-Namoradas, Spirited e o inesquecível O Conto de Natal do Mickey. Hoje, no entanto, recomendamos uma adaptação que foi sensação nos anos 1980, e não só pelo fator nostalgia. Os Fantasmas Contra Atacam tem o mérito de colocar no papel de Ebenezer Scrooge um ator que triunfa na rabugice: Bill Murray.

Neste longa, Murray é Frank Cross, um executivo cínico, incapaz de enxergar ninguém além de si próprio. Na véspera de Natal, porém, ele passa a ser assombrado pelos fantasmas dos Natais passado, presente e futuro, que decidem mostrar para ele na marra o real significado da data.

AGORA SEREMOS FELIZES

Agora Seremos Felizes/MGM/Reprodução

1944
Diretor: Vincente Minnelli
Onde assistir? Disponível no Looke e no Belas Artes à La Carte

Talvez Agora Seremos Felizes não seja propriamente um filme de Natal, já que a data só é pano de fundo para um breve trecho da história de família Smith. No entanto, foi o musical dirigido por Vincente Minnelli que introduziu uma das canções mais memoráveis das festas de final do ano. Afinal, antes de Frank Sinatra eternizar "Have Yourself a Merry Little Christmas" no seu álbum natalino, em 1957, quem a introduziu ao mundo foi outra lenda, Judy Garland.

Só isso já seria motivo o suficiente para justificar a presença de Agora Seremos Felizes aqui. Porém, a história dos Smiths — cujos membros poderiam ser definidos como grandes entusiastas da sua cidade natal, Saint Louis, assim como da promessa de que o mundo viria até eles com a Exposição Universal — também expressa valores tradicionais desta data. Há a presença forte da união familiar mas, tão importante quanto, um otimismo inocente sobre o futuro, que é recorrente todo final de dezembro.

SIMPLESMENTE AMOR

Simplesmente Amor/Universal Pictures/Reprodução

2003
Diretor: Richard Curtis
Onde assistir? Disponível no Prime Video e no Globoplay

Um dos favoritos dos românticos, Simplesmente Amor é daqueles filmes que revisitamos pelo menos duas vezes ao ano: no Natal e no Dia dos Namorados. Apresentando um emaranhado de personagens muito particulares, Richard Curtis representa a efervescência das novas paixões e o idealismo dos romances que nunca se concretizam, mas também a dureza dos términos e do luto — tudo envolto pelo verniz do clima natalino.

São histórias também sobre recomeços — uns otimistas, outros nem tanto. Enquanto o cantor Billy Mack (Bill Nighy) tenta reerguer sua carreira revisitando um hit e dando declarações pouco prudentes e o primeiro ministro (Hugh Grant) resgata o orgulho britânico criando uma crise diplomática para defender sua crush, Karen (Emma Thompson), uma das âncoras do filme, encara a dura verdade sobre seu casamento. É complicado, tocante e envolvente, como as festas de final de ano bem podem ser. Não à toa, 20 anos depois, ainda não cansamos de revê-lo.

O ESTRANHO MUNDO DE JACK

O Estranho Mundo de Jack/Touchstone Pictures/Reprodução

1993
Diretor: Henry Selick
Onde assistir? Disponível no Disney+

Se mesmo vivendo o Natal ano após ano a gente ainda sente um encantamento quase infantil ao ver as decorações e viver tantos reencontros, imagina como deve ser a experiência de alguém que o descobre pela primeira vez. Este é o caso de Jack (dublado por Chris Sarandon no original), o rei da cidade do Halloween e o protagonista de uma das animações em stop-motion mais adoradas do cinema. Tentando se livrar do vazio que sente no peito após, mais uma vez, organizar e executar um Dia das Bruxas bem-sucedido, os horizontes de Jack se ampliam ao se deparar com uma realidade diferente de tudo o que já viveu, onde não há gritos aterrorizantes, mas risadas; onde presentes são dados como demonstração de afeto, e não como armadilhas; e onde há muito mais cores além do preto, do branco e do laranja.

Embora tenha tons alegres e otimistas, a epifania de Jack tem uma melancolia particular, que transborda para seu visual e para suas canções, e está nessa combinação do gótico com o espírito natalino toda a sua graça. Felizmente, entre conclusões precipitadas e trapalhadas — pertinentes para quem tenta dar sentido ao desconhecido, mas nem por isso menos divertidas —, o protagonista encontra uma paixão além do Halloween para movê-lo. Como consequência, a gente tem em O Estranho Mundo de Jack um filme adoravelmente horrível para o qual retornar.

DURO DE MATAR

Duro de Matar/20th Century Fox/Reprodução

1988
Diretor: John McTiernan
Onde assistir? Disponível no Star+

Embora não faltem filmes que combinem o feriado com ação, o longa que realmente incluiu a porradaria como um dos pilares do espírito natalino foi Duro de Matar. A história de John McClane (Bruce Willis), um marido tentando reconquistar sua esposa quando terroristas invadem uma festa de final de ano, tem aquela injeção de adrenalina essencial para uma noite que tinha tudo para ser maçante — quase como um pensamento intrusivo que se realiza para te salvar de lidar com seu chefe e colegas de trabalho inconvenientes na confraternização.

Piadas à parte, o embate entre o policial nova-iorquino e o terrível Hans Gruber (Alan Rickman) deixa mensagens que tem mesmo tudo a ver com o Natal, como não deixar que as adversidades te parem, mesmo que elas apareçam na forma explosivos ou na improvável chance de você sozinho derrotar 12 homens armados até o talo. Por isso, não havia alternativa melhor para encerrar nossa lista de 25 filmes essenciais natalinos!