De acordo com a agência de notícias Ansa, a atriz Gina Lollobrigida, uma das primeiras musas do cinema italiano, morreu hoje (16) aos 95 anos. De acordo com a família, Lollobrigida estava internada em um hospital em Roma, mas detalhes adicionais não foram informados.
Lollobrigida foi uma das poucas atrizes europeias da era clássica do cinema que conseguiu transicionar da Itália para os Estados Unidos, tendo atuado em filmes como O Diabo Riu por Último (1953), de John Huston, com Humphrey Bogart, e Quando Explodem as Paixões (1959), de John Sturges, com Frank Sinatra.
Entre seus outros papéis, os maiores destaques ficam com Esta Noite é Minha (1952), Pão, Amor e Fantasia (1953) – pelo qual recebeu uma indicação ao BAFTA –, A Provinciana (1953) e A Romana (1954).
Ao longo de sua carreira, ela trabalhou com nomes como Carol Reed, e os galãs Tony Curtis, Marcello Mastroianni, Rock Hudson e Sean Connery.
Seu último trabalho no cinema foi em 1997, em XXL, ao lado de Gérard Depardieu. Além da indicação ao BAFTA, Gina também conquistou um prêmio especial do Festival de Berlim, três troféus Davi di Donatello (conhecido com o Oscar italiano) e uma indicação ao Globo de Ouro por Buona Sera, Mrs. Campbell (1968).
Lollobrigida deixa um filho.