Mario Tama / AFP

Filmes

Notícia

Sindicato dos Atores de Hollywood oficializa greve

Com mais essa paralisação, filmagens devem ser completamente interrompidas nos EUA

13.07.2023, às 16H58.
Atualizada em 01.08.2023, ÀS 08H38

Como foi antecipado na manhã desta quinta-feira (13), o sindicato dos atores de Hollywood (SAG-AFTRA) oficializou a greve e marcou o início da paralisação para a meia-noite de hoje. Essa decisão impactará cerca de 160 mil trabalhadores, de acordo com o Hollywood Reporter, e talvez interrompa todas as produções em andamento nos Estados Unidos, já que os roteiristas também estão em greve.

Embora a formalização tenha vindo só pela tarde, a indústria já sente os efeitos da medida. O elenco de Oppenheimer deixou a première do filme em Londres, na Inglaterra, diante da iminência da greve. Antes da exibição, o diretor Christopher Nolan demonstrou apoio aos atores que, segundo ele, já estavam "escrevendo seus cartazes [...], se juntando a um dos meus sindicatos, o dos roteiristas, na luta por compensações justas para os trabalhadores".

Não muito depois, a San Diego Comic-Con comunicou novos cancelamentos. Enquanto alguns estúdios já antecipavam a paralisação, como a Marvel, a Sony e a HBO que anunciaram sua ausência em junho, produções como Good Omens e That '70s Show só bateram o martelo nesta quinta-feira.

Antes da greve, o sindicato dos atores e a associação dos grandes estúdios (AMPTP) sentaram-se à mesa para negociar, tendo, inclusive, prorrogado a validade do contrato anterior na tentativa de chegar a um acordo. Contudo, as conversas não foram bem-sucedidas. Na manhã desta quinta (13), representantes do SAG e da AMPTP deram declarações antagônicas à imprensa sobre todo o processo.

De acordo com a presidente da organização Fran Drescher as companhias "alegaram pobreza". "Não tinham nada, foi ofensivo". Já o AMPTP afirmou, em nota, ter feito uma boa proposta, incluindo "aumentos de pagamento, de residuais e de aposentadorias"."Uma greve certamente não era o resultado que esperávamos, já que os estúdios não podem operar sem os atores que dão vida às nossas séries e aos nossos filmes".

Os atores de Hollywood não entram em greve desde 1980. A paralisação não só deve barrar as filmagens de muitos projetos que contam com intérpretes filiados ao SAG, como também impedir a participação desses atores em eventos de imprensa para filmes que já estão completos e a caminho dos cinemas.

Com a pressão adicional da greve dos roteiristas, já em curso há dois meses, a maioria dos projetos dos grandes e pequenos estúdios americanos devem ser completamente paralisados até a assinatura de novos contratos. Os dois sindicatos não entram em greve juntos desde 1960.

****

Ingressos à venda para a CCXP23, o maior festival de cultura pop do mundo. Compre agora!

O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).

Acompanhe a gente também no YouTube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.