O ator Ed Skrein (Deadpool) anunciou pelo Instagram que não está mais no elenco do novo filme de Hellboy. A escalação de Skrein se tornou polêmica pois o personagem em questão, Major Ben Daimio, tem uma descendência asiática nas HQs. No texto, o ator explica que aceitou o papel sem saber disso e decidiu deixar o papel, para que ele seja escalado da forma apropriada:
Ele também afirma que está triste em deixar o filme, mas que vale a pena se isso ajudar a melhorar a representação nas artes.
O novo longa tem como foco a trama Rise of The Blood Queen. Nos quadrinhos de Hellboy, a Rainha de Sangue é Nimue, a maior de todas as bruxas britânicas, que viveu na era arthuriana e era amante de Merlin. Ela usou essa afeição para aprender os truques do mago e depois aprisioná-lo. Sem Merlin, porém, Nimue enlouqueceu, e sua loucura era tamanha que todas as outras bruxas julgaram melhor matá-la, esquartejá-la e espalhar os pedaços de Nimue pela Terra. David Harbour fará o papel principal, Ian McShane será o Professor Broom e Milla Jovovich é cotada para o papel da vilã.
Último filme do personagem, Hellboy II: O Exército Dourado foi lançado nos cinemas em 2008. Mignola nunca disse publicamente que os filmes de Del Toro - que tinham censura 13 anos e eram puxados mais para a aventura do que para o horror - eram uma tradução fiel de sua criação. Neil Marshall (Westworld, Constantine, Game of Thrones) é o diretor e não há data de lançamento prevista.