A atitude de Ed Skrein de deixar o elenco do novo filme de Hellboy depois de acusações de whitewashing (Major Ben Daimio, personagem oferecido ao ator, tem descendência asiática nas HQs) foi parabenizada por pelo criador dos personagens Mike Mignola e pelo protagonista do longa David Harbour:
"Obrigado, Ed Skrein, muito bem"
"Hey, Internet. Obrigado por suas vozes. Uma injustiça foi feita e será corrigida. Muito obrigado, Ed Skrein, por fazer o certo"
O ator Ed Skrein (Deadpool) anunciou pelo Instagram que não está mais no elenco do novo filme de Hellboy. A escalação de Skrein se tornou polêmica pois o personagem em questão, Major Ben Daimio, tem uma descendência asiática nas HQs. No texto, o ator explica que aceitou o papel sem saber disso e decidiu deixar o papel, para que ele seja escalado da forma apropriada:
Ele também afirma que está triste em deixar o filme, mas que vale a pena se isso ajudar a melhorar a representação nas artes.
O novo longa tem como foco a trama Rise of The Blood Queen. Nos quadrinhos de Hellboy, a Rainha de Sangue é Nimue, a maior de todas as bruxas britânicas, que viveu na era arthuriana e era amante de Merlin. Ela usou essa afeição para aprender os truques do mago e depois aprisioná-lo. Sem Merlin, porém, Nimue enlouqueceu, e sua loucura era tamanha que todas as outras bruxas julgaram melhor matá-la, esquartejá-la e espalhar os pedaços de Nimue pela Terra. David Harbour fará o papel principal, Ian McShane será o Professor Broom e Milla Jovovich é cotada para o papel da vilã.
Último filme do personagem, Hellboy II: O Exército Dourado foi lançado nos cinemas em 2008. Mignola nunca disse publicamente que os filmes de Del Toro - que tinham censura 13 anos e eram puxados mais para a aventura do que para o horror - eram uma tradução fiel de sua criação. Neil Marshall (Westworld, Constantine, Game of Thrones) é o diretor e não há data de lançamento prevista.